SOBRE LA PRESENCIA DE LO INVISIBLE
LA PARADOJA DEL APARECER
DOI :
https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v8i2.37674Mots-clés :
Phasme, L’imaginaire, VirtualitéRésumé
Avec le concept de "phasme" - utilisé par Didi-Huberman pour analyser ce qui se présente de manière inattendue au cours d’une recherche, d’une écriture-, et considérant le lien particulier avec la virtualité dans cette époque de pandémie, nous proposons de souligner quelques résonances que ces analyses peuvent suggérer sur le domaine de l’imaginaire.
Téléchargements
Références
AGAMBEN, Giorgio. ¿Qué es lo contemporáneo?, In Otra parte. 20: pp. 77-80, 2010.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Lo que vemos, lo que nos mira. Buenos Aires, Manantial, 1997
DIDI-HUBERMAN, Georges. Fasmas. Ensayos sobre la aparición 1. Santander, Shangrila, 2015
MERLEAU-PONTY, Maurice. Visible e Invisible,
MERLEAU-PONTY, M. Elogio de la filosofía Buenos Aires, Nueva Visión, 2006
MORTON, Timothy. Hiperobjetos. Filosofía y ecología después del fin del mundo. Adriana Hidalgo, Buenos Aires, 2018.
GEVORKYAN, Sofya; SEGOVIA, Carlos A. Tres paradigmas cosmopolíticos: eco-tecnológico, perspectivista y meta-poético. [min. 48:56] Colóquio Cosmopolítica II: Tiempos de cosmopolíticas, tiempos de necropolíticas. DASQUESTÕES. [Online] 20 de nov. de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=wJDPrgi5Hhw&list=PLhpD3izdSen6hPNeVES6vsK4Kl1w4AzBF&index=2
GEVORKYAN, Sofya; SEGOVIA, Carlos A. Tres paradigmas cosmopolíticos: eco-tecnológico, perspectivista y meta-poético. In. DasQuestões, Vol.8, n.2, abril de 2021. p. 29-34
SPERANZA, Graciela Speranza. Visible/Invisible. Arte y cosmopolítica. In Utopía y Praxis Latinoamericana, vol. 24, núm. 84, 2019 Universidad del Zulia, Venezuela, Disponible en: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27961130007 (sin paginación), visitado: nov. 2020.-DOI: https://doi.org/10.5281/zenodo.2653173
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Das Questões 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.