A grande enchente
história da diferenciação das línguas
DOI :
https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v10i1.32323Mots-clés :
Yanomami, Línguas, Diversidade, AmeaçasRésumé
Davi Kopenawa nos brinda com duas narrativas que relatam a diversidade e a vitalidade das línguas faladas entre os yanomami. Na primeira, conta-nos sobre a grande enchente que levou à diferenciação entre as línguas, ocorrida após um evento extremo causado por uma desordem no plano humano e que abalou tanto o plano divino-espiritual como a terra-floresta. Os povos que dali surgiram foram transformados em espumas de distintas cores e qualidades, e carreados pela correnteza do Rio Parima. Com fina ironia, Kopenawa recorre, no texto seguinte, ao paladar adocicado da cana de açúcar para meditar sobre a atratividade da língua portuguesa, que lhes tem sido imposta através dos tempos.
Téléchargements
Références
.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Das Questões 2020
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.