Composição, improviso e variação. A escrita dos Recados de Ifá

Autores

  • Olavo de Souza Pinto Filho

DOI:

https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v3i3.16199

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABIMBOLA, Wande. Ifa: An exposition of Ifa literary corpus. Athelia Henrietta Press. 1997.

APTER, Andrew. Black critics and kings: the hermeneutics of power in Yoruba Society. Chicago, London: The University of Chicago Press, 1992.

AYOH'OMIDIRE, Félix. Yorubanidade Mundializada: O reinado da oralitura em textos yorubá- nigerianos e afro-baianos contemporâneos. Tese (Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, 2006. BANAGGIA, Gabriel. Inovações e controvérsias na antropologia das religiões afro-brasileiras. Dissertação (Mestrado) ”“ Antropologia Social, PPGAS/Museu Nacional/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

__________________. As forças do jarê: movimento e criatividade na religião de matriz africana da Chapada Diamantina. Rio de Janeiro: UFRJ/MN, 2013.

BARBER, Karin. Como o homem cria deus na África ocidental: atitudes dos Yorubá para com o òrìsà ”Ÿ, In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes (org.). Meu sinal está em teu corpo. São Paulo: EDICON/EDUSP, 1989.

BASCOM, William Russell. Ifa divination: communication between gods and men in West Africa. Indiana University Press, 1969.

______________________. Sixteen cowries: Yoruba divination from Africa to the New World. Indiana University Press, 1993.

BASTIDE, Roger. "Contribuição ao estudo do sincretismo católico-fetichista." Sociologia do

folclore brasileiro: p. 106-133. 1973.

______________. Le principe d’individuation: contribution à une philosophie africaine”Ÿ. In La notion de personne en Afrique Noire. Paris: Éditions CNRS, p. 33-43. 1973b.

______________. Estudos afro-brasileiros. São Paulo: Perspectiva, 1983.

______________. O candomblé da Bahia: rito nagô. São Paulo: Companhia das Letras, 2001 (1958). BASTIDE, Roger ; VERGER, Pierre. Contribuição ao estudo da adivinhação em Salvador (Bahia). In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Olóòrisà : escritos sobre a religião dos orixás. São Paulo: Ágora, 2003 [1953]. p. 57-85.

BOYER, Véronique. Le don et l'initiation: de l’impact de la littérature sur les cultes de possession au Brésil. 1996.

BRAGA, Júlio Santana. O jogo de búzios. Editora Brasiliense, 1988.

CARVALHO, José Jorge. Ritual and music of the sango cults of Recife, Brazil. Doctoral dissertation, Queen's University, 1984.

____________________. A força da nostalgia: a concepção de tempo histórico dos cultos afrobrasileiros tradicionais. Religião e Sociedade, 14, (2), p. 36-61. 1987.

____________________. Cantos sagrados do xangô do Recife. Fundação Cultural Palmares, 1993. CASTILLO, Lisa Earl. Entre a oralidade e a escrita: a etnografia nos candomblés da Bahia. Edufba, 2008.

COSTA, Ivan Horácio. Ifá: o orixá do destino: o jogo de Ôpón e do ôpêlê Ifá. 1995.

GOLDMAN, Marcio. Formas do saber e modos do ser: observações sobre multiplicidade e ontologia no candomblé. Religião e Sociedade, 25 (2), p. 102-120. 2005.

_________________. Como funciona a democracia: uma teoria etnográfica da política. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006.

_________________. Histórias, devires e fetiches das religiões afro-brasileiras: ensaio de simetrização antropológica. Análise Social, v. XLIV, n. 190, p. 105-137. 2009.

_________________. O fim da antropologia. Novos Estudos CEBRAP, v. 89, p. 195-211. 2011. _________________. "Cavalo dos deuses: Roger Bastide e as transformações das religiões de matriz africana no Brasil." Revista de Antropologia 54.1. 2012a.

_________________. O dom e a iniciação revisitados: o dado e o feito em religiões de matriz africana no Brasil. Mana, v. 18, n. 2, p. 269-288. 2012b.

HALLOY, Arnaud. Dans l’intimité des orixás. Corps, rituel et apprentissage religieux dans une famille-de-saint de Recife, Brésil. Thèse de Doctorat, ULB-Bruxelles / EHESS-Paris, 2005. ________________. Chez nous, le sang règne! Terrain, n. 2, p. 40-53. 2010a.

________________.La consultation par Ifa à Recife: La (re)naissance de une tradition ? Cahiers du Brésil Contemporain 75/76, p. 57-89. 2010b.

HOLBRAAD, Martin. Estimando a necessidade: os oráculos de Ifá e a verdade em Havana. Mana, 9 (2), p. 39-77. 2003

__________________. Truth in motion: the recursive anthropology of Cuban divination. University of Chicago Press, 2012.

LUCIEN, Lévy-Bruhl. Les fonctions mentales dans les sociétés inférieures. Paris, Alcan, 1910. MOL, Annemarie. Política ontológica: algumas ideias e várias perguntas. Objectos impuros: Experiências em estudos sociais da ciência. Ed. Afrontamento, 2008.

MOTTA, Roberto. Meat and feast: the xango religion of Recife, Brazil. Diss. Columbia University, 1988.

_______________. Le Sacrifice Xangô Ã Recife. Social compass, v. 50, n. 2, p. 229-246, 2003. OPIPARI, Carmen. O candomblé, imagens em movimento: São Paulo, Brasil. Editora da Universidade de São Paulo.2010

PINTO FILHO, Olavo de Souza. Cadernos nagô. A antropologia reversa do Alapini Paulo Braz Ifamuide. 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, University of São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-16062015-124158/>. Acesso em: 2015-11-05. RABELO, Miriam. Enredos, Feituras e Modos de Cuidado: dimensões da vida e da convivência no candomblé. 1. ed. Salvador: EDUFBA, v. 1. 294p. 2014.

RIBEIRO, René. Cultos afro-brasileiros do Recife. Recife: Instituto Joaquim Nabuco, 1978 (1952). _____________. Antropologia da religião e outros ensaios. Recife: Massangana, 1982 (1955). SANSI-ROCA, Roger. "Fazer o santo": dom, iniciação e historicidade nas religiões afro- brasileiras. Análise Social, (190), 139-160. 1982 (1955).

SANTOS, Juana Elbein dos. Os Nà gô e a morte: pà de, à sèsè e o culto Égun na Bahia. Petrópolis: Vozes, 2002.

SEGATO, Rita Laura. A folk theory of personality types: Gods and their symbolic representation by members of the Sango cult in Recife, Brazil. 1984. Tese (Doutorado) - Queen's University, 1984. _________________. Inventando a natureza: família, sexo, gênero no xangô do Recife. In: MOURA, Carlos Eugênio Marcondes de (org.). Candomblé: religião do corpo e da alma - tipos psicológicos nas religiões afro-brasileiras. Rio de Janeiro: Pallas, 2004. p. 45-102.

_________________. Santos e daimones. O politeísmo afro-brasileiro e a tradição arquetipal. Brasília: EdUnB, 2005[1995].

SERRA, Ordep J. Trindade. Águas do Rei. Petrópolis: Vozes, 2001.

______________________.No caminho de Aruanda: a umbanda candanga revisitada. Afro-Ásia (2526), p. 215-256. 1995.

SILVA, Vagner Gonçalves da. Orixás da metrópole. Petrópolis: Vozes, 1995.

VERGER, Pierre. Contribuição ao estudo da advinhação em Salvador. Revista do Museu Paulista, 7, p. 357-380. 1981(1953).

______________. Orixás: deuses iorubás na África e no Novo Mundo. São Paulo: Corrupio. 1994. VERGER, Pierre e BASTIDE, Roger. Dimensões de uma amizade. Rio de Janeiro: Bertrand, 2002.

WAGNER, Roy. "The Innovation of Meaning in Daribi Religion." Chicago: University of Chicago Press, 1972.

_____________. A invenção das Culturas. São Paulo: Cosac Naify, [1975] 2010a.



Downloads

Publicado

2015-12-08

Como Citar

FILHO, Olavo de Souza Pinto. Composição, improviso e variação. A escrita dos Recados de Ifá. Das Questões, [S. l.], v. 3, n. 3, 2015. DOI: 10.26512/dasquestoes.v3i3.16199. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/dasquestoes/article/view/16199. Acesso em: 3 maio. 2024.

Edição

Seção

Ensaios