LO QUE LA PANDEMIA ILUMINÓ
ETHOS POLÍTICO, NEOLIBERALISMO Y MANIQUEÍSMO DE GÉNERO
DOI:
https://doi.org/10.26512/dasquestoes.v8i2.37647Palavras-chave:
Pandemia, ethos político, gêneroResumo
Este artigo visa discutir, tendo por base uma perspectiva sócio-política-filosófica, a realidade argentina sobre a gestão da questão pandémica de género. A pandemia iluminou, como se fosseuma lupa sociológica, a ruptura do tecido social deixado pela necropolítica neoliberal e também o lugar da mulher na gestão da crise. Nestaluta política pela redistribuição da riqueza, pelo menos dois ethos políticos em torno do género estãofortementeenvolvidos. Aqui iremos discutir as suas formas e tensões.
Downloads
Referências
CEPAS, Filipe (2021) Cosmopolítica antropogáfica ameríndia e canibalismo occidental. In. DasQuestões, Vol.8, n.2, abril de 2021.p. 84-91.
HARAWAY, Donna, Las promesas de los monstruos; Una política regeneradora para otros inapropiados/bles. In Política y Sociedad, Madrid, 1999
HARDING, Sandra, Ciencia Y feminismo, Morata, Madrid, 1996.
MINISTERIO DE ECONOMÍA DE LA REPÚBLICA ARGENTINA, Las brechas de género. Estado de situación y desafíos, 2020.
PACÍFICO, Florencia, Más allá del programa In Etnografía de experiencias cotidianas de las titulares del Ellas Hacen.Papeles de Trabajo Nº 37. ISSN 1852-4508 Centro de Estudios Interdisciplinarios en Etnolingüística y Antropología Socio-Cultural, 2019.
PERÉZ OROZCO, Amaia, Subversión feminista de la economía, Traficantes de Sueños, Madrid, 214.
RODRÍGUEZ, Carlos, Ellas ya no pueden hacer, Página 12, Bs As, 2 de Abril de 2018
STENGER, I. Otra Ciencia es Posible, Ned Ediciones, Barcelona, 2019
VALENCIA, Sayak, Capitalismo Gore, México, Planeta, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Das Questões
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.