An analysis of the progressive with stative verbs in Brazilian Portuguese

Auteurs-es

  • Marco Tulio Bittencourt Texas A&M International University
  • Rozana Naves Universidade de Brasília
  • Marcus Lunguinho Universidade de Brasília

Mots-clés :

stative predicates, progressive, phaseability, subatomic events

Résumé

Neste squib, nos investigamos a ocorrência do progressivo com predicados estativos no português do Brasil, tal como exemplificado em João está sabendo geografia e em Maria esta vivendo com Pedro. Segundo Cunha (1998, 2004), em proposta desenvolvida para o português europeu, predicados desse tipo se distinguem pelo traço semântico [+FASEÁVEL], sendo o progressivo empregado somente com os estativos faseáveis. Analisando os dados do português do Brasil, desenvolvemos a hipótese de que o progressivo, quando combinado com os estativos faseáveis, marca a fronteira ou a transição de fases de um dado estado, o que distingue, com relação ao estado denotado, uma fase anterior de uma fase em curso. Para captar a noção semântica de faseabilidade proposta por Cunha (1998, 2004) em termos ˆ formais, recorremos a proposta de Parsons (1990) para o inglês, que lida com a noção de eventos subatômicos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BITTENCOURT, M. T. O. A per´Ä±frase progressiva: um estudo comparativo entre o portugues brasileiro e o inglês. Master’s Thesis. University of Brasília: Brasília, Brasil, 2015.

CUNHA, L. F. A. S. L. As construções com progressivo no português : uma abordagem semântica.Master’s Thesis. University of Porto: Porto, Portugal, 1998.

CUNHA, L. F. A. S. L. Semântica das predicações estativas para uma caracterização aspectual dos estados. Doctoral Thesis. University of Porto: Porto, Portugal, 2004.

GONC¸ ALVES, C. C. C. Estar -ndo as a generic. Revista Letras, n. 63, may/aug. 2004. p. 139-153.

PARSONS, T. Events in the semantics of English: a study in subatomic semantics. Cambridge, MA: MIT Press, 1990.

Téléchargements

Publié-e

2017-02-15