A aceitabilidade de sentenças com duplicação vs deslocamento à esquerda de sujeito
Palabras clave:
duplicação, deslocamento à esquerda, sujeito, português brasileiroResumen
O presente trabalho analisa a aceitabilidade de alunos dos anos finais da educação básica em relação a frases do português brasileiro (PB) que possuem um sintagma nominal (SN) seguido de um pronome correferente em posição de sujeito. Foram consideradas duas construções: uma com pausa entre o SN deslocado, caracterizando um deslocamento à esquerda de sujeito (tipo tópico-comentário), e outra sem pausa, uma duplicação/redobro de sujeito (tipo sujeito-predicado). A pesquisa foi realizada em sala de aula de modo que os alunos julgaram frases em uma escala de aceitabilidade em quatro contextos distintos. O objetivo era verificar se ambos os tipos de construção eram igualmente aceitos ou se havia preferência dependendo do status informacional do referente (informação velha ou informação nova no discurso). Os resultados indicaram que sentenças com deslocamento à esquerda foram mais aceitas em contextos em que o referente veicula informação velha ou informação previamente ativada, enquanto sentenças com duplicação de sujeito foram preferidas em contextos com referente ativado ou de informação nova.
Descargas
Citas
BRITTO, Helena de Souza. Deslocamento à Esquerda, Resumptivo-Sujeito, Ordem SV e a Codificação Sintática de Juízos Categórico e Tético no Português do Brasil. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, 1998.
CALLOU, Dinah et al. Topicalização e deslocamento à esquerda: sintaxe e prosódia. In: CASTILHO, Ataliba (org.). Gramática do Português falado: as abordagens. v. 3. Campinas: Editora da UNICAMP, 2002[1993]. p. 315-59.
CASTILHO, Ataliba Teixeira de; PRETI, Dino (org.). A linguagem falada culta na cidade de São Paulo: materiais para seu estudo. v. 3. São Paulo: Queiroz/Fapesp, 1986.
COSTA, João; DUARTE, Inês; SILVA, Cláudia. Construções de redobro em português brasileiro: sujeitos tópicos vs. soletração do traço de pessoa. Leitura: Estudos em sintaxe comparativa, n. 33, p. 135-14, 2004.
DUARTE, Maria Eugenia. A perda do princípio “Evite pronome” no Português Brasileiro. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, 1995.
GASQUE DE SOUZA, Karoline. A duplicação de sujeito no português brasileiro. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.
GASQUE DE SOUZA, Karoline. A duplicação de sujeito via pronome no português brasileiro. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 17, p. e1715, 2023.
KRIECK, Letícia Emília. As sentenças com duplicação do sujeito no português brasileiro: uma análise cartográfica. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2022.
MORAES, João Antônio de; ORSINI, Mônica Tavares. Análise prosódica das construções de tópico no português do Brasil: estudo preliminar. Letras de Hoje, v. 38, n. 4, p. 261-272, 2003.
PONTES, Eunice. O tópico no português do Brasil. Campinas: Pontes, 1987.
QUAREZEMIN, Sandra. A cartografia das posições de sujeito nas sentenças com redobro em português brasileiro. Comunicação apresentada no Encontro Nacional do Grupo de Trabalho de Teoria da Gramática da ANPOLL, 2018.
QUAREZEMIN, Sandra. Um novo olhar sobre as sentenças com redobro em português brasileiro. Revista da Anpoll, v. 1, n. 48, p. 52-63, 2019.
REZENDE DOS REIS, Eduardo Patrick. O redobro do sujeito no Português Brasileiro e no Português Europeu: Empirismo e Formalismo. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2023.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Caderno de Squibs: Temas em estudos formais da linguagem

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autorizo a publicação de squib/artigo de minha autoria e inteira responsabilidade para publicação.
I authorize the publication of the squib/paper of my authorship and full responsibility for publication.
