Melancolia, utopia e figuras maternas em Natalia Ginzburg e Christa Wolf

Autores

  • María Belén Castano UBA/CONICET

DOI:

https://doi.org/10.26512/cerrados.v32i62.48870

Palavras-chave:

Palavras-chave:, Christa Wolf, Natalia Ginzbug, melancolia, utopia, figuras maternas

Resumo

Analisaremos as figuras maternas presentes nos romances La città e la casa [1984] de Natalia Ginzburg e Cassandra [1983] de Christa Wolf vinculadas ao pessimismo e à melancolia. Ao mesmo tempo, pretende-se investigar o componente utópico vinculado ao universo do materno presente nas obras. A comparação é motivada pela ligação entre dois autoras biograficamente, esteticamente e ideologicamente muito próximos e pelo facto de em ambas se destacar a presença da melancolia relacionada com a denúncia da opressão e alienação patriarcal na Modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Referencias

BORRI, G. Natalia Ginzburg. Rimini: Luisè, 1999.

DRESS, H. A Comprehensive Interpretation of the Life and Work of Christa

Wolf, 20th Century German Writer. Nueva York: Edwin Mellen Press, 2002.

EAGLETON, T. Esperanza sin optimismo. Traducción de Belén Urrutia. Buenos Aires: Taurus, 2016.

GIOVANELLI, P. D. “Natalia Ginzburg: il silenzio, le pulci e lo specchio”. En: Lauretta, Enzo. Narratori italiani del Novecento. Ginzburg, Moravia, Bassani, Pratolini, Saviane, Soldati, Tobino: Premi Pirandello dal 1985 al 1991. Palermo: Palumbo, 1996, pp. 9-25.

GINZBURG, N. La città e la casa. Turín: Einaudi, 1997.

_,. Caro Michele. Introducción de Cesare Garboli. Turín: Einaudi, 2001.

_, La strada che va in città. Introducción de Cesare Garboli. Turín: Einaudi, 2000.

HILZINGER, S. Christa Wolf. Stuttgart: Metzler, 1986.

LEPENIES, W. Melancolía y utopía. Traducción de Juan Gabriel López Guix. Barcelona: Arcadia, 2008.

LÖWY, M. Walter Benjamin: Aviso de incendio. Una lectura de las tesis Sobre el concepto de historia. Traducción de Horacio Pons. Buenos Aires: FCE, 2002.

LOVE, M.N. Christa Wolf. Literature and the Conscience of History. Nueva York: Peter Lang, 1991.

LUKÁCS, G. El alma y las formas. Teoría de la novela. Traducción de Manuel Sacristán. México: Grijalbo, 1985.

MARX, K. Los Manuscritos económico-filosóficos de 1844. Introducción de Miguel Vedda. Traducción y notas de Fernanda Aren, Silvina Rotemberg y Miguel Vedda. Buenos Aires: Colihue, 2015, pp.7-42

PICARAZZI, T. L. Maternal Desire: Natalia Ginzburg's Mothers, Daughters, and Sisters. Massachusetts: Madison Teaneck-Fairleigh Dickinson University Press-London Associated University Press, 2002.

PREUßer, Heinz-Peter. “Heinz-Peter Preußer Projektionen und Mißverständnisse”. En: Text + Kritik 46 (1994), pp. 68-87.

ROSSBACHER, B. Beyond the “Dialectic of Enlightenment”: Kein Ort. Nirgends, Kassandra and Störfall”. En: -, Rossbacher, Brigitte. Illusions of Progress: Christa Wolf and the Critique of Science in GDR Women's Literature. Nueva York, Berna, Frankfurt/M: Peter Lang, 2000, pp. 115-156.

SMITH, C. E. Tradition, art, and society: Christa Wolf's prose. Essen: - Verlag Die Blaue Eule, 1987.

VEDDA, M. “Lo sublime en el joven Lukács”. En: Vedda, M. La sugestión de lo concreto. Estudios sobre teoría literaria marxista. Buenos Aires: Gorla, 2006, pp. 119-129.

WOLF, C.. Casandra. Madrid: Alfaguara, 1986.

WOLF, C.. Kassandra. Darmstadt: Luchterhand, 1989.

______. Voraussetzungen einer Erzählung: Kassandra. Berlín: Surkamp, 2008.

Downloads

Publicado

27-08-2023

Como Citar

Castano, M. B. (2023). Melancolia, utopia e figuras maternas em Natalia Ginzburg e Christa Wolf. Revista Cerrados, 32(62), 45–58. https://doi.org/10.26512/cerrados.v32i62.48870

Edição

Seção

Dossiê - Atualidade do realismo: utopia e distopia

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.