O TEATRO DIALÓGICO EM CENA: APROXIMAÇÕES ENTRE GIANFRANCESCO GUARNIERI E PLÍNIO MARCOS

Autores

  • Wagner Corsino Enedino Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Teatro brasileiro contemporâneo. Dialogismo. Gianfrancesco Guarnieri. Plínio Marcos

Resumo

Ancorando-se nas contribuições de Bakhtin (1988, 1992) e Fiorin (2006) no que concerne ao princípio do dialogismo literário, nos pressupostos de Prado (1972), Garcia (1990), Pavis (1999) e Rosenfeld (1993) acerca do discurso teatral; ampliadas pelos estudos de Lins (1988) no que se refere ao conceito de violência, o objetivo deste trabalho é analisar os aspectos que aproximam a peça Quando as máquinas param do dramaturgo Plínio Marcos com a poética de Gianfrancesco Guarnieri em Eles não usam black-tie.

 

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Biografia do Autor

Wagner Corsino Enedino, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorado em Letras pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Campus de São José do Rio Preto e Pós-Doutorado pela UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

Referências

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Publicado

30-08-2019

Como Citar

Enedino, W. C. (2019). O TEATRO DIALÓGICO EM CENA: APROXIMAÇÕES ENTRE GIANFRANCESCO GUARNIERI E PLÍNIO MARCOS. Revista Cerrados, 28(49), 15–32. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/25292