O TEATRO DIALÓGICO EM CENA: APROXIMAÇÕES ENTRE GIANFRANCESCO GUARNIERI E PLÍNIO MARCOS
Palavras-chave:
Teatro brasileiro contemporâneo. Dialogismo. Gianfrancesco Guarnieri. Plínio MarcosResumo
Ancorando-se nas contribuições de Bakhtin (1988, 1992) e Fiorin (2006) no que concerne ao princípio do dialogismo literário, nos pressupostos de Prado (1972), Garcia (1990), Pavis (1999) e Rosenfeld (1993) acerca do discurso teatral; ampliadas pelos estudos de Lins (1988) no que se refere ao conceito de violência, o objetivo deste trabalho é analisar os aspectos que aproximam a peça Quando as máquinas param do dramaturgo Plínio Marcos com a poética de Gianfrancesco Guarnieri em Eles não usam black-tie.
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. Trad. Michel Lahud; Yara Frateschi Vieira. 4. ed. São Paulo: Hucitec, 1988.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. de Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira; rev. da trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
BRAIT, Beth. Ironia em perspectiva polifônica. Campinas: Editora da UNICAMP, 1996.
ELIOT, T. S. Tradição e talento individual. In: _______. Ensaios. Tradução, introdução e notas de Ivan Junqueira. São Paulo: Art Editora, 1989, p. 37-48.
ENEDINO, Wagner Corsino. Entre o limbo e o gueto: literatura e marginalidade em Plínio Marcos. Campo Grande: Ed. UFMS, 2009.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Tradução e organização de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1982.
GUARINERI, Gianfrancesco. Eles não usam black-tie. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1985.
LINS, Ronaldo Lima. Violência e Literatura. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1988.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
PAVIS, Patrice. Dicionário de teatro. Tradução para a língua portuguesa sob a direção de J. Guinsburg e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1999.
PLÃNIO MARCOS. Quando as máquinas param. São Paulo: [s.n], 1967.
PRADO, Décio de Almeida. A personagem no teatro. In: CANDIDO, Antonio e outros. A personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1972, p. 83-101.
ROSENFELD, Anatol. Prismas do teatro. São Paulo: Perspectiva, 1993.
RYNGAERT, Jean-Pierre. Ler teatro contemporâneo. Trad. Andréa Stahel M. da Silva. São Paulo: Martins Fontes, 1998
STORR, Anthony. La agresividad humana. Madrid: Alianza Editorial S.A, 1968.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proibida a reprodução parcial ou integral desta obra, por qualquer meio eletrônico, mecânico, inclusive por processo xerográfico, sem permissão expressa do editor (Lei n. 9.610 de 19/2/1998 )