L’amant, de Marguerite Duras: possibilidade de leituras outras ou da(s) literatura(s) potencializada(s) / L’amant, from Marguerite Duras: possibility of further readings or of the potentiated literature(s)

Autores

  • Adriana Santos Corrêa Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília (UnB).

Resumo

Publicado e agraciado com o Prêmio Goncourt em 1984, L’amant foi e é reconhecido tanto pelo público leitor quanto pela crítica literária como um marco no processo de escritura empreendido por Marguerite Duras. Sucesso de público e crítica, L’amant se configura, na França e em dezenas de outros países, como um mediador da recepção da obra durassiana, principalmente pelo fato de sua narrativa construir-se a partir de temas autobiográficos, o que tem norteado as leituras desse texto e do conjunto dos textos durassianos no mundo todo. Existem, entretanto, outras leituras possíveis, o que pretendemos demonstrar neste artigo, através de uma abordagem que se fundamenta na questão da mestiçagem linguística, por meio da qual L’amant contribui para a potencialização da literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-07-2014

Como Citar

Corrêa, A. S. (2014). L’amant, de Marguerite Duras: possibilidade de leituras outras ou da(s) literatura(s) potencializada(s) / L’amant, from Marguerite Duras: possibility of further readings or of the potentiated literature(s). Revista Cerrados, 22(36). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/14123