Comércio da língua e Francofonia: que lições retirar dos Commonwealth studies? / Commerce of language and Francophonie: which lessons can be drawn from Commonwealth studies?

Autores

  • Simon Harel Departamento de Literatura Comparada da Faculdade de Artes e de Ciências, Universidade de Montreal.

Resumo

O estado atual da Francofonia internacional que coloca em evidência a noção de diversidade cultural parece-me uma bela maneira de evitar levantar questões prementes. Ao invés de expressar o desejo desta diversidade, pois a Francofonia, oposta à americanização da cultura, é capaz de hospedar um verdadeiro hibridismo cultural, convém interrogar a falsa unanimidade que corresponde a esta definição conveniente de uma identidade com-partilhada. A partir deste esforço que permite modelar o médium da linguagem, pode-se pensar em fazer da Francofonia uma realidade discursiva ao invés de um a priori. Convém romper com uma definição da Francofonia que favorece um modelo autofocado (a metrópole, o Estado-Nação, irradiando, claro, da França, a partir dos quais, por círculos concêntricos, expressões da diferença cultural francófona se manifestam).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

07-07-2014

Como Citar

Harel, S. (2014). Comércio da língua e Francofonia: que lições retirar dos Commonwealth studies? / Commerce of language and Francophonie: which lessons can be drawn from Commonwealth studies?. Revista Cerrados, 22(36). Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/cerrados/article/view/14115