A tripla função fotográfica em La part du fils
DOI:
https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.40938Palavras-chave:
La part du fils, fotografia, fotoliteratura, função fotográfica, Choix Gongourt Brésil.Resumo
O presente artigo pretende analisar as funções exercidas pela fotografia, tanto no campo historiográfico quanto no literário, no romance La part du fils, de Jean-Luc Coatalem, a partir de três eixos principais: as então denominadas função arqueológica, função de transmissão e a função de déclencheur literário. Para tanto, levará em conta discussões teóricas presentes em Sontag (2004) e Montier (2015), como também em Barthes (2015) e Didi-Huberman (2017). Nesse sentido, almeja perceber como a fotografia, na obra em questão, é concebida enquanto produto cultural e ultrapassa o caráter meramente objetivista e indicial do verdadeiro fotográfico para culminar enquanto elo central no processo de criação ficcional da escrita literária de tal modo que seja possível enquadrar o romance no espectro da fotoliteratura.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
BERGEZ, Daniel. Littérature et peinture. Paris: Armand Colin, 2004. p.172-180.
BUTOR, Michel. O Romance como pesquisa. In: Repertório. São Paulo: Perspectiva, 1995.
COATALEM, Jean-Luc. La Part du Fils. Paris: Éditions Stock, 2019.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. 1a edição. São Paulo: Editora 34, 2017.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993.
ERNAUX, Annie. Le vrai lieu: entretiens avec Michelle Porte. Paris: Gallimard, 2008.
MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, vol. 1, n °. 2, 1996, p. 73-98.
MONTIER, Jean-Pierre. De la photolittérature. In: ______ (Dir.). Transactions photolittéraires. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2015, p. 21-43.
NERY, Pedro; PICCOLI, Valéria. Rosana Paulino: a costura da memória. Disponível em: <http://pinacoteca.org.br/wp-content/uploads/2019/07/AF_ROSANAPAULINO_18.pdf> Acesso em: 13 maio 2021.
SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. 1a edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
VALÉRY, Paul. La crise de l’esprit. Disponível em: <http://classiques.uqac.ca/classiques/Valery_paul/crise_de_lesprit/valery_esprit.pdf> Acesso em 13 maio 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Larissa Fontenelle Gontijo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).