A tripla função fotográfica em La part du fils

Autores

  • Larissa Fontenelle Gontijo Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.40938

Palavras-chave:

La part du fils, fotografia, fotoliteratura, função fotográfica, Choix Gongourt Brésil.

Resumo

O presente artigo pretende analisar as funções exercidas pela fotografia, tanto no campo historiográfico quanto no literário, no romance La part du fils, de Jean-Luc Coatalem, a partir de três eixos principais: as então denominadas função arqueológica, função de transmissão e a função de déclencheur literário. Para tanto, levará em conta discussões teóricas presentes em Sontag (2004) e Montier (2015), como também em Barthes (2015) e Didi-Huberman (2017). Nesse sentido, almeja perceber como a fotografia, na obra em questão, é concebida enquanto produto cultural e ultrapassa o caráter meramente objetivista e indicial do verdadeiro fotográfico para culminar enquanto elo central no processo de criação ficcional da escrita literária de tal modo que seja possível enquadrar o romance no espectro da fotoliteratura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Fontenelle Gontijo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Graduanda em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na modalidade Licenciatura Português/Francês. Realiza pesquisa de iniciação científica na linha de pesquisa Literatura, outras artes e mídias e participa do Choix Goncourt Brésil desde 2020.

Referências

BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

BERGEZ, Daniel. Littérature et peinture. Paris: Armand Colin, 2004. p.172-180.

BUTOR, Michel. O Romance como pesquisa. In: Repertório. São Paulo: Perspectiva, 1995.

COATALEM, Jean-Luc. La Part du Fils. Paris: Éditions Stock, 2019.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Cascas. 1a edição. São Paulo: Editora 34, 2017.

DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico e outros ensaios. Campinas: Papirus, 1993.

ERNAUX, Annie. Le vrai lieu: entretiens avec Michelle Porte. Paris: Gallimard, 2008.

MAUAD, Ana Maria. Através da imagem: fotografia e história interfaces. Tempo, Rio de Janeiro, vol. 1, n °. 2, 1996, p. 73-98.

MONTIER, Jean-Pierre. De la photolittérature. In: ______ (Dir.). Transactions photolittéraires. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2015, p. 21-43.

NERY, Pedro; PICCOLI, Valéria. Rosana Paulino: a costura da memória. Disponível em: <http://pinacoteca.org.br/wp-content/uploads/2019/07/AF_ROSANAPAULINO_18.pdf> Acesso em: 13 maio 2021.

SONTAG, Susan. Sobre Fotografia. 1a edição. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

VALÉRY, Paul. La crise de l’esprit. Disponível em: <http://classiques.uqac.ca/classiques/Valery_paul/crise_de_lesprit/valery_esprit.pdf> Acesso em 13 maio 2021

Downloads

Publicado

2022-03-23

Como Citar

Fontenelle Gontijo, L. (2022). A tripla função fotográfica em La part du fils . caleidoscópio: Literatura E tradução, 5(2). https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.40938