A torna-viagem de Paol como herança-dívida em La part du fils
de Jean-Luc Coatalem
DOI:
https://doi.org/10.26512/caleidoscpio.v5i2.40760Palavras-chave:
Literatura francesa contemporânea. personagem. espectro. herança. messianismo.Resumo
A partir de uma abordagem descritiva e analítica do romance de filiação La Part du Fils, de Jean-Luc Coatalem (2019), investigaremos como ocorre a recuperação e a reconstrução da memória do personagem Paol, preso pela Gestapo em 1943 e desde então desaparecido. Por um lado, demonstraremos como esse personagem se revela como uma figura espectral, lançando mão dos conceitos afetos à espectrologia e com base nos trabalhos de Derrida (1993) e de Perrone-Moisés (2016). Por outro, diante do paralelo tecido pela obra entre Paol e os reis D. Sebastião e Marc’h, evidenciaremos como a sua caracterização flerta também com a de uma figura mítica, de quem se espera o retorno redentor e capaz de restabelecer uma linhagem. Para tanto, resgataremos representações de ambos os reis lendários e as aproximaremos à de Paol, em sua constituição que mistura histórico e ficcional, navega entre o mundo dos vivos e dos mortos e denota uma maldição ligada a uma hybris.
Downloads
Referências
BARTHES, Roland. A câmara clara. Notas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984.
BOURDIEU, Pierre. A ilusão biográfica. In: DE MORAES FERREIRA, Janaína Amado Marieta. Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015, p. 183 – 191.
CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 2018. Não paginado. Ebook.
COATALEM, Jean-Luc. La Part du Fils. Paris: Stock, 2019.
COATALEM, Jean-Luc. Jean-Luc Coatalem présente "La Part du fils”. Youtube, 7 ago. 2019. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=xkcokVpP0hc>. Acesso em 1 jul. 2021.
DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx: o estado da dívida, o trabalho do luto e a nova Internacional. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1993.
ELIADE, Mircea. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1972.
GODOY, Marcio Honório de. O desejado e o encoberto: potências de movimento de um mito andarilho. In: PEREIRA, João Baptista Borges; SILVA, Renato da. Messianismo e Milenarismo no Brasil. São Paulo: EDUSP, 2015, p. 25-48.
INTERSIGNE. In: Centre National de Ressources Textuelles e Lexicales. Disponível em: < https://www.cnrtl.fr/portail/>. Acesso em: 22 jun. 2021.
LE BRAZ, Anatole. La légende de la mort en Basse-Bretagne: croyances, traditions et usages des Bretons armoricains. Paris: Libraire Honore Champion, 1893.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1996. Não paginado. Ebook.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2016. Não paginado. Ebook.
PERSIGOUT, Jean-Paul. Dictionnaire de mythologie celte. Mônaco: Ed. du Rocher, 1996.
PESSOA, Fernando. Quinta. D. Sebastião, rei de Portugal. In: ____. Mensagem. Projecto Adamastor, 2013. Não paginado. Ebook.
PRADO, Patrick. Les passants de Carn. Qu’est-ce qu’un lieu? In: JÉZÉQUEL, Hervé. Carn, une île. Paris et Grâne, Créaphis, 2002, p. 13-44.
RICŒUR, Paul. A memória, a história e o esquecimento. São Paulo: Editora da Unicamp, 2020.
RICŒUR, Paul. Memória, história, esquecimento. 2003. Disponível em: <http://www.uc.pt/fluc/uidief/textos_ricoeur/memoria_historia>. Acesso em: 9 out. 2021.
RUTHVEN, Karl K. O mito. São Paulo: Perspectiva, 1997.
SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2004. Não paginado. Ebook.
VIART, Dominique; VERCIER, Bruno. La Littérature française au présent: Héritage, modernité, mutations. Paris: Bordas, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Francelise Márcia Rompkovski
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).