Decoro e imunidade parlamentar

As relações entre os domínios político e jurídico

Autores

  • Carla Costa Teixeira

Palavras-chave:

Antropologia

Resumo

A existência da política enquanto uma esfera de valor em si, dotada de lógica própria e âe critérios de conduta específicos, é um fenômeno histórico recente. Faz parte de uma era que se instaurou com o "desencanto do mundo", com a quebra do monopólio religioso na atribuição de significado da vida humana e a constituição de um pluralismo de valores engendrado a partir da compreensão da religião como um e não mais o valor último da vida. Não há mais convicção acerca da abrangência dos juízos da fé e tampouco há consenso sobre as mediações entre as diversas esferas de valor. A política ”” bem como os demais domínios ”” tem que redescobrir seu sentido, sua vocação no mundo e, simultaneamente, ser capaz de traduzi-la numa ética que propicie aos indivíduos que atuam politicamente realizar esta vocação. Deste modo, a vida, que parecia haver perdido o significado com a sua dessacralização, pode readquiri-lo, mas, agora, na pluralidade de sentidos que os seres humanos forem capazes de engendrar por meio da compreensão da vocação específica de cada esfera de valor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEZERRA, Marcos Otávio. 1995. Corrupção: Um estudo sobre p o d e r público e relações pessoais no Brasil. Rio de Janeiro: ANPOCS/Relume-Dumará.
NOGUEIRA, Rubem. 1993. Considerações acerca de um Código de Ética e Decoro Parlamentar. Revista Informativa do Legislativo 118:. Brasilia: Cámara dos Deputados.
PALMEIRA, Moacir e Márcio GOLDMAN (orgs.). 1996. Antropologia, Representação e Voto. Rio de Janeiro: Contra Capa.
PEIRANO, Mariza G. S. 1998. "Max Weber e a Antropologia: a relação entre micro-etnografia e macro-sociologia". In A Atualidade de Max Weber (Jessé de Souza, org.). Brasilia: Editora Universidade de Brasília (a sair).
SCHLUCHTER, W olfgang. 1989. Rationalism, Religion, and Domination: A weberian perspective. Berkely: University o f California Press.
-----------. 1996. Paradoxes o f Modernity: Culture and conduct in tlw teory o f Max Weber. Stanford, CA: Stanford University Press.
TEIXEIRA, Carla C. 1996. Decoro Parlamentar. A legitimidade da esfera privada no mundo público? Revista Brasileira de Ciências Sociais 3 0 (1 1): 110-27.
-----------. 1998a. A Honra da Política: 'Decoro parlamentar' e perdo de mandato no Congresso Na-cional. Rio de Janeiro: Relume Dumará.
-----------. 1998b. "Política e Honra Moderna em Max Weber" In A Atualidade de Max Weber (Jessé de Souza, org.). Brasilia: Editora Unversidade de Brasilia (a sail).
VERÍSSIMO, Luís Fernando. 1995. "O ético e o legal". Jornal do Brasil, 3 1 de inaio.
WEBER, Max. 1964. Economia y Sociedad I. México-Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica.
_______ â–  1980. Max Weber. São Paulo: Abril Cultural (Col. Os Pensadores).
-----------. 1983. A Ética Protestante e o Espirito do C apitalismo. São Paulo: Livraria Pioneira Editora.
_______ ”¢ 1986. Max Weber. São Paulo: Ática (Col. Grandes Cientistas Sociais).
-----------. 1993. Metodologia das C iências Sociais. Parte I. São Paulo: Cortez; Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas.
_______ â–  1995. Ciência e Política: Duas Vocações. São Paulo: Editora Cultrix.

Downloads

Publicado

2018-02-07

Como Citar

Teixeira, Carla Costa. 2018. “Decoro E Imunidade Parlamentar: As relações Entre Os domínios político E jurídico”. Anuário Antropológico 22 (1):139-60. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6708.