Antropologia e saúde indígena

mapeando marcos de reflexão e interfaces de ação

Autores

  • Carla Costa Teixeira
  • Cristina Dias da Silva

Palavras-chave:

saúde indígena, antropologia brasileira, produção acadêmica

Resumo

A produção acadêmica sobre a saúde indígena no Brasil quadruplicou nos últimos 10 anos. Se considerarmos o conjunto de teses e dissertações das Ciências Sociais produzidas neste mesmo período, este número permanece reduzido. O que pretendemos, contudo, é propor uma análise desses números - coletados em pesquisa ao Banco de Teses da Capes - para discutir a relevância e o significado desta produção, com foco na contribuição antropológica, assim como apresentar a genealogia da importância crescente do tema na antropologia brasileira. Para tanto, buscamos inserir os números aferidos em contextos mais abrangentes que nos possibilitassem compreendê-los enquanto parte de um processo que se insere simultaneamente nas dinâmicas do campo científico e do campo político brasileiros. Por fim, traçamos algumas convergências temáticas próprias à produção antropológica ao longo das últimas décadas e apontamos certos desdobramentos de pesquisa que vêm se configurando como linhas fortes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARAÚJO, I. S. 2002. Mercado Simbólico: interlocução, luta, poder ”“ um modelo de comunicação para políticas públicas. Tese de Doutorado, Escola de Comunicação Social/UFRJ.
ARAÚJO, A. M. A. 2003. Do corpo à alma: missionários da Consolata e índios Macuxi em Roraima. Tese de Doutorado, FFLCH/USP.
ARAÚJO Filho, J. 2006. O Conselho Distrital de Saúde dos Povos Indígenas da Bahia: participação e ação democrática. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFBA.
ARAÚJO, Ana Valéria et alii. 2006. Povos Indígenas e a Lei dos “Brancos”: o direito à diferença. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade/ Laced/Museu Nacional.
BARRA, M. C. A. 2010. Transformações dos corpos: um estudo do conceito de corpo EnaweneNawe. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFMG.
BRAGA, P. C.R . 2010. Corpo, saúde e reprodução entre os índios Fulni-ô. Dissertação de Mestrado, CFCH/UFPE.
BERTOLANI, M. N. 2008. Representações sociais da saúde e políticas de saúde voltadas a populações indígenas: uma análise da relação entre o sistema de saúde Guarani e a biomedicina. Dissertação de Mestrado, Centro de Ciências Humanas e Naturais/UFES.
BRANT de CARVALHO, M.L. 1997. Saúde de populações indígenas: tendências e impasses do contato. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências Sociais/PUC/SP.
BRUNO, P.R.A. 2008. Saberes na saúde indígena: estudo sobre processos políticos e pedagógicos relativos à formação de Agentes de Saúde Tikunas no Alto Solimões ”“AM, Brasil. Tese de Doutorado, Fiocruz.
BUCHILLET, D. 2007. Bibliografia crítica da saúde indígena no Brasil 1844-2006. Quito: Abya-Ayla.
CAMARGO, M. A. 2007. Implementação do programa de saúde familiar indígena no estado de Mato Grosso do Sul. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências da Saúde/UnB.
CARRARA, E. 2010. Metamorfose A’uwe Xavante: o álcool e o devir do sentimento coletivo. Tese de Doutorado, Faculdade de Ciências Sociais, PUC/SP.
CARVALHO, F. 1996. A Koixomuneti e outros curadores: xamanismo e práticas de cura entre os Terenas. Dissertação de Mestrado, FFLCH/USP.
CASTRO, C. M. G. L. 2007. Projeto Xamã: o processo de formação e atuação dos auxiliares de enfermagem indígena Kurã-Bakairi. Dissertação de Mestrado, Instituto de Saúde Coletiva, UFMT.
CRAVEIRO, S.S. 2004. Educação escolar e Saúde Indígena: uma análise comparativa das políticas nos níveis federal e local. Dissertação de Mestrado, Fundação Getúlio Vargas.
CREATINI da ROCHA, C. 2005. Adoecer e curar: processos da sociabilidade Kaingang. Dissertação de Mestrado, CFH/UFSC.
CRUZ, H. Peres. 2002. Os caminhos da cura: uma etnografia de itinerários terapêuticos e da prestação de serviços entre os índios Krahó no estado de Tocantins. Dissertação de Mestrado, CFH/UFSC.
CRUZ, K. R. 2008. Os desafios da participação indígena na saúde indigenista. Tese de Doutorado, Centro de Ciências Sociais/UFMA.
DIAS da SILVA, C. 2010. Cotidiano, Saúde e política: uma etnografia dos profissionais da saúde indígena. Tese de Doutorado, Instituto de Ciências Sociais, UnB.
DIAS-SCOPEL, R. P. 2005. O Agente Indígena de Saúde Xokleng: o mediador entre a comunidade e os serviços de atenção diferenciada à saúde ”“ uma abordagem da antropologia da saúde. Dissertação de Mestrado, CFH/UFSC.
DIEHL, E.E. 2001. Entendimentos, práticas e contextos sociopolíticos do uso de medicamentos entre os Kaingáng da Terra Indígena Xapecó, Santa Catarina, Brasil. Tese de Doutorado, Fiocruz.
ERTHAL, R.M.C. 1998. Saúde de populações especiais. Tese de Doutorado, Fiocruz.
ESCOREL, S. 1998. Reviravolta na saúde: origem e articulação do movimento sanitário. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz.
FARO, L. M. C. 2007. A mobilização indígena no sudoeste do Pará, o estado democrático de direito e a diversidade cultural: a radiofonia como instrumento de pacificação e de concretização de direitos. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Direito/UFPA.
FARIAS, I. S. 2004. Doenças, dramas e narrativas entre os Geripankó: concepções de causa e representações tradicionais sobre saúde e doença, presentes entre um grupo indígena situado na região do Nordeste brasileiro. Dissertação de Mestrado, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Unicamp.
FASSHEBER, J. R. M. 1998. Saúde e políticas de saúde entre os Kaingang de Palmas/PR. Dissertação de Mestrado, CFH/UFSC.
FERRARI, J. O. 1996. A saúde dos índios: um desafio sem endereço. Os Karitiana de Rondônia. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Saúde Pública/USP.
FERREIRA, L. O. 2010. Entre discursos oficiais e vozes indígenas sobre gestação e parto no alto Juruá: a emergência da medicina tradicional no contexto de uma política pública. Tese de Doutorado, CFH/UFSC.
FIDELIS DIAS, L. 2001. Uma etnografia dos procedimentos terapêuticos e dos cuidados com a saúde das famílias Karipuna. Dissertação de Mestrado, FFLCH/USP.
_____. 2006. O bom beber e a embriaguez reprovável segundo os povos indígenas do Uaça. Tese de Doutorado, FFLCH/USP.
FRANCO NETO, J. V. 2010. Xamanismo Kalapalo e assistência médica no Alto Xingu. Estudo etnográfico das práticas curativas. Dissertação de Mestrado, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Unicamp.
GARNELO, L. 2003. Poder, hierarquia e reciprocidade: saúde e harmonia entre os Baniwa do Alto Rio Negro. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz.
GARNELO, L. & LANGDON, E. J. L. 2005. “A antropologia e a reformulação das práticas sanitárias na atenção básica à saúde”. In: M.C.S. Minayo & C.E.A. Coimbra Jr. (orgs.). Críticas e atuantes: ciências sociais e humanas em saúde na América Latina. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz.
GARNELO, L.; MACEDO, G. & BRANDÃO, L.C. 2003. Os povos indígenas e a construção das políticas de saúde no Brasil. Brasília: OMS/ OPAS.
GOMES, J.S. 2008. “Casas de Saúde” e assistência farmacêutica: desafios da saúde indígena em Belém e Macapá. Dissertação de Mestrado, ILMD/Fiocruz, Ufam, UFPA.
GONÇALVES, L. J. M. 2007. Entre culturas: uma experiência de intermediação em saúde indígena. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Saúde Pública/USP.
GRASSI, F. 2009. A atenção à saúde em um contexto indígena: os medicamentos entre os Guarani de uma aldeia em Santa Catarina. Dissertação de Mestrado, Centro de Ciências da Saúde/UFSC.
HAVERROTH, M. 2004. O contexto cultural das doenças diarreicas entre os Wari’, Estado de Rondônia, Brasil. Interfaces entre Antropologia e Saúde Pública. Tese de Doutorado, Fiocruz.
HOCHMAN, G. & SILVA, R. “Campanhas públicas, populações (quase) invisíveis: Endemias rurais e indígenas na saúde pública brasileira”. In: Carla Teixeira & Luiza Garnelo (org.). Saúde Indígena em Perspectiva: Explorando suas matrizes históricas e idelógicas. (no prelo)
HÖKERBERG, Y. H. M. 1997. A Situação de saúde dos índios Kaingang do Rio Grande do Sul, 1985-1995. Dissertação de Mestrado, Fiocruz.
LACERDA, E. 1999. Implicações socioculturais no uso do medicamento em comunidades indígenas: o caso dos Tapeba de Caucaia. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Medicina/UFC.
______. 2004. A mulher Terena em tempos de AIDS: um estudo de caso da Aldeia Limão Verde, município de Aquidauana ”“ MS. Dissertação de Mestrado, ICHL/UFMS.
LANGDON, E. J. M. 1974. The Siona medical system: beliefs and behavior. Tese de Doutorado, Department of Anthropology, Tulane University.
______. 2004. “Uma avaliação crítica da atenção diferenciada e a colaboração entre antropologia e profissionais de saúde”. In: E.J.M. Langdon & L. Garnelo (orgs). Saúde dos povos indígenas: reflexões sobre antropologia participativa. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/ ABA.
LANGDON, E. J. M. et alii. 2012. “Um balanço da antropologia da saúde no Brasil e seus diálogos com as antropologias mundiais”. Anuário Antropológico 2011/I:51-89.
LANGDON, E. J. M & GARNELO, L. (orgs.). 2004. Saúde dos povos indígenas: reflexões sobre antropologia participativa. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/ ABA.
LAS CASAS, R. 2007. Saúde Maxakali, recursos de cura e gênero: análise de uma situação social. Dissertação de Mestrado, Instituto de Medicina Social/UERJ.
LEITE, M. S. 2007. Transformação e persistência: antropologia da alimentação e nutrição em uma sociedade Amazônia. Coleção Saúde dos Povos Indígenas. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz.
LIMA, K. M. S. 2008. O controle social e a saúde indígena: um estudo dos Conselhos de Saúde do Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus/AM. Dissertação de Mestrado, ICHL/Ufam.
LIMA et alii (org.). 2005. Saúde e democracia. História e perspectivas do SUS. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz.
LOBO, M. S. C. 1996. O caso Yanomami do Brasil: uma proposta estratégica de vigilância epidemiológica. Dissertação de Mestrado. Fiocruz.
LÓPEZ, G.M.A. 2000. A fecundidade entre os Guarani: um legado de Kunhankarai. Dissertação de Mestrado, Fiocruz.
LUCIANO, G.S. 2006. O índio brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: MEC/SECAD; Laced/Museu Nacional.
LUCIANO, G.S.; OLIVEIRA, J.C. & BARROSO-HOFFMAN, M. (orgs.). 2010. Olhares Indígenas Contemporâneos. Brasília: Centro Indígena de Estudos e Pesquisas.
MACIEL, L.T.L. 2009. Corpos, culturas e alteridade em fronteiras: educação escolar e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis e da AIDS entre indígenas da Reserva Kadiwéu, Mato Grosso do Sul, Brasil. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação/USP.
MAGALHÃES, E.D. 2001. O Estado e a saúde indígena: a experiência do Distrito Sanitário Yanomami. Dissertação de Mestrado, Instituto de Ciências Humanas/UnB.
MARRERO, L. 2007. Mulheres indígenas Suruí: narrativas sobre saúde e doença relacionadas às experiências sexuais e reprodutivas. Dissertação de Mestrado, Fiocruz.
MOTA, C.F.S. 2007. Doenças e aflições: sobre o processo terapêutico na pajelança. Dissertação de Mestrado, Centro de Ciências Humanas/UFMA.
MENDONÇA, S.B.M. 1996. O Agente indígena de saúde no parque indígena do Xingu. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Ciências Sociais/PUC/SP.
MENDONÇA, J.R. 2009. Relação, saúde e condições ambientais entre os Munduruku da Terra Indígena Coatá-Laranjal, Amazonas-Brasil. Dissertação de Mestrado, ICHL/Ufam.
MEZA. H.M. 2003. Política em comunidade: experiência da participação Kaingang na política pública da saúde indígena. Dissertação de Mestrado, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Unicamp.
MUNIZ, E.N.S. 2010. Encontro com o povo Sateré-Mawé para um diálogo intercultural sobre a loucura. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia/USP.
NOVAES, M. R. 1996. A caminho da farmácia: pluralismo médico entre os Wari de Rondônia. Dissertação de Mestrado, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas/Unicamp.
NOVO, M. P. 2008. Os Agentes Indígenas no Alto Xingu. Dissertação de Mestrado, Centro de Educação e Ciências Humanas/UFSCar.
OLIVEIRA, L. S. Souza. 2002. Formação e inserção de Agentes Indígenas de Saúde no Sistema Único de Saúde: um estudo de possibilidades. Tese de Doutorado, Faculdade de Saúde Pública/ USP.
OLIVEIRA, F. Martinez. 2006. Dilemas da inclusão da Diversidade Étnica no Federalismo brasileiro: as perspectivas dos povos indígenas. Dissertação de Mestrado, Fundação Getúlio Vargas.
OLIVEIRA, A.C. Amorim. 2008. Ritos, corpos e intermedicalidade: análise das práticas de resguardos de proteção entre Ramkokamekra/Canela. Dissertação de Mestrado, Centro de Filosofia e Ciências Humanas/UFPE.
OLIVEIRA, P.H. Almeida. 2009. Comida forte e comida fraca ”“ alimentação e fabricação dos corpos entre os Kaingang da Terra Indígena Xapecó. Dissertação de Mestrado, CFH/UFSC.
OLIVEIRA, S. Carvalho. 2009. A produção da subjetividade de Índios/Agentes de Saúde: embates epistêmicos. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação/UFF.
PACHECO, S. S. Q. M. 2007. A gente é como aranha... vive do que tece. Nutrição, saúde e alimentação entre os índios Kiriri do sertão da Bahia. Tese de Doutorado, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFBA.
PACINI, A. 1999, Pacificar. Relações interétnicas e territorização dos Rikbaktsa. Dissertação de Mestrado, Museu Nacional/UFRJ.
PELLEGRINI, M.A. 1998. Falar e comer: um estudo sobre os novos contextos de adoecer e buscar tratamento entre os Yanomami do Alto Parima. Dissertação de Mestrado, CFH/UFSC.
______. 2008. Discursos dialógicos: intertextualidade e ação política na performance e autobiografia de um intérprete Yanomami no Conselho Distrital de Saúde. Tese de Doutorado, CFH/UFSC.
PICOLI, R.P. 2008. Saúde, doença e morte de crianças: um olhar segundo a percepção dos Kaiowá e Guarani. Tese de Doutorado, Faculdade de Saúde Pública/USP.
PIRES, D. E. P. 1988. O saber e as práticas de saúde no Brasil e sua apropriação pela medicina e pela enfermagem institucionalizados. Dissertação de Mestrado, CFH/UFSC.
PONTE de SOUZA, M. L. 2004. Alcoolização e violência no Alto Rio Negro. Dissertação de Mestrado, ICHL/Ufam.
______. 2009. Juventude, uso de álcool e violência em um contexto indígena em transformação. ILMD/Fiocruz.
RIBEIRO, A. A. 2008. Do olhar ao cuidar: desafios na atenção à saúde indígena na Cada de Saúde do Índio de Manaus. Dissertação de Mestrado, ILMD/Fiocruz, Ufam, UFPA.
ROCHA, E. 2007. Uma etnografia das práticas sanitárias no distrito sanitário especial Indígena do Rio Negro ”“ Noroeste do Amazonas. Dissertação de Mestrado, ICHL/Ufam.
ROMEU, U.M. 2007. A dona do corpo: um olhar sobre a reprodução entre os Tupinambá da SerraBA. Dissertação de Mestrado, Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas/UFBA.
SCOPEL, D. 2007. Saúde e doença entre os Mura de Autazes Amazonas: experiências indígenas frente ao tratamento biomédico para uma doença crônica. Dissertação de Mestrado, CFH/ UFSC.
SEYFERTH, G. 2004. “O papel do financiamento e da avaliação na constituição do campo disciplinar”. In: W. Trajano Filho & G. L. Ribeiro (orgs). O campo da antropologia no Brasil. Contra Capa/ ABA.
SILVA, G. 2007. Chama os Atikum que eles desatam já: práticas terapêuticas, sabedores e poder. Dissertação de Mestrado, CFCH/UFPE.
SILVA, R. O. 2008. Saúde indígena na Amazônia brasileira: estudo de caso sobre a experiência de gestão conveniada da assistência à saúde da população indígena do Alto Rio Negro. Dissertação de Mestrado, Fundação Getúlio Vargas/SP.
SÖHSTEN, B.L. Von. 2004. As organizações indígenas e a participação social em saúde ”“ um estudo sobre a coordenação das organizações da Amazônia brasileira. Dissertação de Mestrado, Fiocruz.
SOUSA, C.N.I. et alii. (org.). 2010. Povos indígenas: projetos e desenvolvimento II. Brasília: Paralelo 15; Rio de Janeiro: Laced.
SOUZA LIMA, A. C. & BARROSO-HOFFMAN, M. (orgs.). 2002a. Estado e povos indígenas: bases para a nova política indigenista II. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/ Laced.
______ (orgs.). 2002b. Além da tutela: bases para a nova política indigenista II. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/ Laced.
TEIXEIRA, C. C. 2008. “Fundação Nacional de Saúde. A política brasileira de saúde indígena vista através de um museu”. Etnográfica, 12:323-351.
______. 2010. “Autonomia em Saúde Indígena: sobre o que estamos falando?”. Anuário Antropológico2009/1:99-128.
______. 2012. “A produção política da repulsa e os manejos da diversidade na saúde indígena brasileira”. Revista de Antropologia USP, no prelo.
TOLEDO, R.F. 2006. Educação, Saúde e Meio-Ambiente: uma pesquisa-ação do Distrito de Iauaretê do município de São Gabriel da Cachoeira/AM. Tese de Doutorado, Faculdade de Saúde Pública/USP.
TRAJANO FILHO, W. & MARTINS, C.B. 2004. “Introdução”. In: W. Trajano Filho & G.L. Ribeiro (orgs). O campo da antropologia no Brasil. Contra Capa/ ABA.
VARGA, I.D. 2002. Pelas fronteiras e trincheiras do indigenismo e do sanitarismo: a atenção à DST em comunidades indígenas, no contexto das políticas e práticas indigenistas e de saúde, na PréAmazônia. Tese de Doutorado, Faculdade de Saúde Pública/USP.
VERANI, C.B.L. 1991. A doença da reclusão no Alto Xingu: estudo de um caso de confronto cultural. Dissertação de Mestrado, Museu Nacional/UFRJ.
WEISS. M.C.V. 1998. Contato interétnico, perfil de saúde e doença e modelos de intervenção mínima: o caso dos Enawenê-Nawê em Mato Grosso. Tese de Doutorado, Fiocruz.

Downloads

Publicado

2018-02-19

Como Citar

Teixeira, Carla Costa, e Cristina Dias da Silva. 2018. “Antropologia E Saúde indígena: Mapeando Marcos De reflexão E Interfaces De ação”. Anuário Antropológico 38 (1):35-57. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6872.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.