À volta da identidade (e do seu jogo fascinante)

Autores

  • Luiz Fernando D. Duarte

Palavras-chave:

Antropologia, Crítica

Resumo

É próprio do senso comum ter de se organizar sobre esquemas classificatórios que se apresentam ao senso crítico como empobrecedores e reificantes. De um certo modo, toda empresa intelectual ”” tal como se a concebe em nossa cultura ”” extrai seu sentido e prazer da denúncia e dissecação desses esquemas, de cujos escombros esquadrinhados parece emergir a luz sempre ansiada. Extrai-se esse prazer do efeito mas também do fato: a operação em si pode ser ela mesma luminosa, no que reitere a reprodução da esperança. O trabalho que desenvolve Manuela Carneiro da Cunha * a propósito dos negros no Brasil e retornados à África no século XIX é exemplar nos dois sentidos: no primeiro, de contribuir para o desmantelamento do esquema mitológico do “negro” no Brasil, com sua bem arrumada coroa de implicações (a “Africa” , a “ escravidão”, a “ religião” ) ; no segundo, de contribuir à estética da produção antropológica, numa articulação singular de coerência, complexidade e scholarship.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CUNHA, Manuela Carneiro da. Religião, Comércio e Etnicidade: uma Interpretação Preliminar do Catolicismo Brasileiro em Lagos, no Século XIX, Religião e Sociedade, n.° 1: 51-60, 1977.
__________________. os Mortos e os Outros. Uma Análise do Sistema Funerário e da Noção de Pessoa Entre os Índios Krahó. São Paulo: Hucitec, 1978.
__________________ . Etnicidade: Da Cultura, Residual mas Irredutível. Revista de Cultura e Política, vol. 1, n.° 1: 35-39, 1979.
__________________. Negros, Estrangeiros. Os Escravos Libertos e sua Volta à África. São Paulo: Brasiliense, 1985.
DUARTE, Luiz Fernando Dias. “Classificação e Valor na Reflexão sobre Identidade Social” Comunicação apresentada no V III Encontro Anual da ANPOCS, outubro de 1984.
__________________. Da Vida Nervosa. Identidade e Perturbação entre as Classes Trabalhadoras Urbanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1986.

Downloads

Publicado

2018-01-25

Como Citar

Duarte, Luiz Fernando D. 2018. “À Volta Da Identidade (e Do Seu Jogo Fascinante)”. Anuário Antropológico 10 (1):295-302. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6370.