Os nativos para si, para nós e em si- Roberto Cardoso de Oliveira e o projeto de uma antropologia hermenêutica
Mots-clés :
Teoria Antropológica, Explicação/Compreensão, Linguagem, VerdadeRésumé
Nn sua obra tardia Roberto Cardoso ile Oliveira refletiu sobre a história e ii epistemologia da antropologia por recurso a algumas das noções centrais (In hermenêutica filosófica de I leidegger e Gadamer. Apesar dessa influência, podemos caracterizar o seu projeto como uma recusa de neeitar a hermenêutica como paradigma para a antropologia. Neste ensaio discutimos criticamente as razões dessa recusa, argumentando que a filosofia hermenêutica tem um valor Inestimável para a antropologia como meio de deixar para trás os equívocos e os custos de assumir a oposição entre objetivismo e relativismo como pnrâmetro de avaliação e definição do conhecimento antropológico.
Téléchargements
Références
APEL, Karl-Otto. 1972. “Scientistics, Hermeneutics and the Critique of Ideology: outline of a theory of science from a cognitive-anthropological standpoint”. In: _________ . Towards a Transformation of Philosophy. London: Routledge and Keegan Paul, 1980.
BARROW, John D. Impossibility: the limits of science and the science of limits. Oxford: Oxford University Press, 1998.
BERNSTEIN, Richard J. 1983. Beyond Objectivism and Relativism: science, hermeneutics and praxis. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 1996.
_________ . 1982. “What is the difference that Makes a difference? Gadamer, Habermas and Rorty”. In: Wachterhauser, Brice (ed.). Hermeneutics and Modern Philosophy. New York: State University Press, 1986.
BLANCHE, Robert. 1955. L’axiomatique. Paris: Presses Universitaires de France, 1990.
BLOCH, Maurice. Where did anthropology go? Or: the need for “Human nature”. Amsterdam: Vrije Universiteit, 2004. dam.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. 1987. Sobre o Pensamento antropológico. 3. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.
_________ . 1993. “A antropologia e a ‘crise’ dos modelos explicativos”. In:_________ . O trabalho do antropólogo. São Paulo: UNESP, 1998.
_________ . 1995. “O lugar - e em lugar - do método”. In :_________ . O trabalho do antropólogo. São Paulo: UNESP, 1998.
_________ . 1994. “A dupla interpretação em antropologia”. In:_________ . O trabalho do antropólogo. São Paulo: UNESP, 1998.
EDELMAN, Gerald M. Second nature: brain science and human knowledge. New Haven: Yale University Press, 2006.
FEYERABEND, Paul. Farewell to Reason. Londres: Verso, 1987.
GADAMER, Hans-Georg. 1961. Truth and Method. 2. ed. inglesa, revista e traduzida por Joel Weinsheimer e Donald G. Marshall. London: Sheed & Ward, 1989.
_________ . 1966. “The Universality of the Hermeneutic Problem”. In:
_________ . 1976. Philosophical Hermeneutics. Berkeley: University of California Press.
__________. 1967. “On the Scope of Hermeneutic Reflection”. In:
_________ . 1976. Philosophical Hermeneutics. Berkeley: University of California Press, 1977.
GEERTZ, Clifford. 1983. “Anti Anti-relativismo”. In: 2000. Nova Luz sobre a antropologia. Rio de Janeiro: Zahar Editor.
HABERMAS, Jürgen. 1967. On the Logic of Social Sciences. Cambridge: Polity Press, 2000.
_________ . 1970. “On hermeneutics Claim to Universality”. In: Mueller -
Vollmer, K. (ed.). The Hermeneutics Reader. New York: The Continuum Publishing Company, 1997.
HESSE, Mary & ARBIB, Michael A. 1986. The Construction of Reality. Cambridge: Cambridge University Press, 1987.
HOFSTADTER, Douglas R. Gödel, Escher, Bach. An eternal golden braid. London: Penguin Books, 1979.
JARVIE, Ian. C. “Epistle to Anthropologists”. American Anthropologist, v. 78,2, pp. 345-347, 1975.
I.ADRIÈRE, Jean. 1967. “Os Limites da Formalização”. In: Piaget, Jean (dir.). Lógica e Conhecimento Científico. Porto: Livraria Civilização, 1980.
M ERQUIOR, José G. The Veil and the Mask: essays on culture and ideology. London: Routledge and Keegan Paul, 1979.
POLANYI, Michael. 1958. Personal Knowledge: towards a post-critical philosophy. Chicago: Chicago University Press, 1974.
R1COEUR, Paul. 1981. “Hermeneutics and the Critique of Ideology”. In: Wachterhauser, Brice (ed.). Hermeneutics and Modern Philosophy. New York: State University Press, 1986.
RORTY, Richard. 1979. “Pragmatism, Relativism, Irrationalism”. In:
_________ . Consequences of Pragmatism. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1982.
SCRUTON, Roger. 1995. A Short History of Modern Philosophy. 2. ed. London: Routledge and Keegan Paul, 2006.
SEARLE, John. “The Refutation of Relativism”, 2001. In: http://istsocrates. berkeley.edu/~jsearle/refutationofrelativism.rtf (acessado em março de 2007).
SHALIN, Dimitri. “Sociological Hermeneutics”. Social Research, v. 53, I, 1986.
S I'EINER, George. 1984. Antígonas: a persistência da lenda deAntigona na literatura, arte e pensamento ocidentais. Lisboa: Relógio D’água Editores, 1995.
THOMAS, Nicholas. “Against Ethnograph”. Cultural anthropology, v. 6, 1, 1991.
VERDE, Filipe. “A cristandade dos leopardos, a objectividade dos antropólogos e outras verdades igualmente falsas”. Etnográfica, v. 1, 1, 1998.
_________ . “Astrónomos e Astrólogos, Nativos e Antropólogos: as virtudes epistemológicas do etnocentrismo”. Etnográfica, v. 7, 2, 2003.
_________ . O Homem Livre - mito, moral e carácter numa sociedade ameríndia. Coimbra: Angelus Novus, 2008.
WACHTERHAUSER, Brice R. “Getting it Right: Relativism, Realism, and Truth”. In: Dostal, Robert J. The Cambridge Companion to Gadamer. Cambridge: Cambrige University Press, 2002.
WARNKE, Georgia. 1987. Gadamer: hermeneutics, tradition and reason. Cambridge: Polity Press, 1994.
WILLIAMS, Bernard. 1981. Moral Luck: philosophical papers 1973-1980. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Anuário Antropológico 2008
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en
Creative Commons - Atribución- 4.0 Internacional - CC BY 4.0
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en