Introdução
Mots-clés :
SeminárioRésumé
O presente trabalho é o produto de um seminário levado a efeito pelos autores, durante o segundo semestre de 1981. Pretendia-se, na ocasião, discutir as condições de reprodução do campesinato em geral e as tendências de reprodução ou dissolução das formações camponesas estudadas no Nordeste e no Brasil Central. Essas pesquisas, embora conduzidas de forma independente, possibilitaram uma rica perspectiva comparativa. Três delas focalizaram a produção camponesa no bojo de um processo de expansão pecuarista que, dependendo, num primeiro momento, do próprio processo de trabalho camponês, passa, num segundo momento, a ameaçar a própria reprodução do campesinato. A quarta pesquisa centra-se na desagregação da produção camponesa dentro do processo de deslocamento de populações sulistas e de seu assentamento em Mato Grosso através da colonização privada.
Téléchargements
Références
IBAÑEZ-NOVIÓN, Martin A. et alii. O Anatomista popular: um estudo de caso. Anuário Antropológico/77. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1978.
MENDRAS, Henri. Sociedades camponesas. Rio de Janeiro, Zahar, 1978.
RIBEIRO, Darcy. Etnicidade, indigenato e campesinato. Revista de Cultura Vozes, 23 (8) 1980.
SOARES, Luiz Eduardo. Campesinato; ideologia e política. Rio de Janeiro, Zahar, 1981.
VELHO, Otávio Guilherme. Capitalismo autoritário e campesinato. Sao Paulo, Difel, 1979.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Anuário Antropológico 1982
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en
Creative Commons - Atribución- 4.0 Internacional - CC BY 4.0
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en