O adestramento para o estado
tradição de conhecimento e técnicas de aprendizado entre candidatos ao serviço público no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.4000/aa.7691Mots-clés :
Aprendizagem, Cognição, Técnica, Serviço públicoRésumé
Este trabalho discute o processo de aprendizado de pessoas que desejam ser aprovadas em concursos públicos no Brasil. Tomando como referência a literatura antropológica sobre técnica e aprendizagem, argumenta-se que o aprendizado fundamental em jogo na preparação para os concursos se refere não ao conteúdo ensinado nos cursos, mas ao domínio das técnicas de uso desse conteúdo para fins avaliativos. Propõe-se ainda uma distinção entre técnicas algorítmicas e heurísticas para qualificar os tipos de técnicas utilizadas na tradição de conhecimento que informa as relações de aprendizado. A pesquisa é resultado de observação participante em cursos preparatórios para concursos públicos em duas cidades do Estado do Rio de Janeiro.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Anuário Antropológico 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en
Creative Commons - Atribución- 4.0 Internacional - CC BY 4.0
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en