O adestramento para o estado
tradição de conhecimento e técnicas de aprendizado entre candidatos ao serviço público no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.4000/aa.7691Palabras clave:
Aprendizagem, Cognição, Técnica, Serviço públicoResumen
Este trabalho discute o processo de aprendizado de pessoas que desejam ser aprovadas em concursos públicos no Brasil. Tomando como referência a literatura antropológica sobre técnica e aprendizagem, argumenta-se que o aprendizado fundamental em jogo na preparação para os concursos se refere não ao conteúdo ensinado nos cursos, mas ao domínio das técnicas de uso desse conteúdo para fins avaliativos. Propõe-se ainda uma distinção entre técnicas algorítmicas e heurísticas para qualificar os tipos de técnicas utilizadas na tradição de conhecimento que informa as relações de aprendizado. A pesquisa é resultado de observação participante em cursos preparatórios para concursos públicos em duas cidades do Estado do Rio de Janeiro.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Anuário Antropológico
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en
Creative Commons - Atribución- 4.0 Internacional - CC BY 4.0
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en