Música e antropologia em dois ícones da modernidade
Keywords:
AntropologiaAbstract
Elizabeth Travassos propõe em seu livro examinar a delicada relação entre a reflexão estética e os trabalhos fundados na coleta de canções populares desenvolvidos por dois autores que, originários da periferia do mundo europeu (Brasil e Hungria), se tomaram ícones da modernidade: Mário de Andrade e Béla Bartók. Verdadeiros sujeitos ativos de seu tempo, os dois foram, cada um a seu modo, seres multifacetados e profundamente complexos. Poeta e romancista com ativa participação na instauração da modernidade artística no Brasil, Mário de Andrade também se envolveu com o estudo da música popular. Intricado personagem que abrigava trezentas faces em uma sofisticada unidade, o escritor brasileiro vivenciou poeticamente as perplexidades do teórico da arte dividido entre uma perspectiva excessivamente lírica, resultante da concepção de arte como uma forma de expressão da interioridade e um ponto de vista que valoriza o primado da técnica, o estudo sério das tradições e a consciência da sociedade (Travassos 1997: 44). Foi ambivalente sobre o artista virtuoso e ambíguo com respeito à democratização da arte culta (: 90). Oscilou, no que toca a evolução das artes, entre um universalismo cultural, sob a forma de um primitivismo genérico, e um particularismo étnico-lingüístico- cultural (: 199).
Downloads
References
ELLEN, Roy, Ernest GELLNER, Grazyna KUBICA e Janusz MUCHA (orgs.). 1988. Malinowski Between Two Worlds: The Polish roots o f an anthropological tradition. Cambridge: Cambridge University Press.
GERTLER, André. 1955. Souvenirs de collaboration avec Bela Bartók. La Revue Musicate 224:99-110.
MENEZES BASTOS, Rafael José de. 1995. Esboço de Uma Teoria da Música: Para além de uma antropologia sem música e de uma musicología sem Homem. Anuário Antropológico/93: 9-73.
MERRIAM, Alan P. 1964. The Anthropology o f Music. Evanston, 111: Northwestern University Press.
NEEDHAM, Rodney. 1972. “ Percussion and Transition” . In Reader in Comparative Religion: An Anthropological Approach (William A. Lessa and Evon Z. Vogt, orgs.). Novalorque: Harper and Row Publishers, pp. 391-98.
TACUCHIAN, Ricardo. 1994-1995. Estrutura e Estilo na Obra de Bela Bartók. Revista Brasileira de Música 21: 1-17.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 1998 Anuário Antropológico
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en
Creative Commons - Atribución- 4.0 Internacional - CC BY 4.0
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en