O poder da invisibilidade

Autores

  • Wilson Trajano Filho

Palavras-chave:

Antropologia

Resumo

Durante minha pesquisa de campo na Guiné-Bissau em 1987-1988 e em 1992, ouvi muitas vezes estórias que versavam sobre os poderes especiais que tinham certos líderes nacionalistas e combatentes na luta pela libertação nacional. Dentre esses poderes, o que mais chamou a minha atenção foi a capacidade que os heróis da pátria tinham de ficar invisíveis em situações de contato armado com as forças portuguesas. Este artigo representa um esforço para analisar essas narrativas. Pretendo demonstrar que elas são uma expressão simbólica do estado liminar da sociedade crioula da Guiné-Bissau. Creio não haver qualquer dificuldade em perceber que o período da guerra colonial (1963-1974), com toda a violência e com toda a desestruturação que uma tal situação acarreta, foi de fato um período de passagem, de liminaridade. No entanto, passados vinte anos da independência do país, essas estórias continuam a circular em Bissau e em outras cidades da Guiné, indicando que elas permanecem portadoras de significação para aqueles que as contam e as ouvem. Meu argumento é que elas continuam a fazer sentido porque, ainda hoje, a mensagem que veiculam permanece sendo basicamente a mesma que veiculavam nos anos da guerra e imediatamente após a independência. Em outras palavras, a liminaridade que penso caracterizar a sociedade crioula não é um atributo específico de um momento histórico particular, mas algo inerente e constante a essa sociedade, a despeito das inúmeras transformações nela ocorridas nestes últimos vinte anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO, L. & M.P. RODRIGUES. 1977. Diário da Libertação (A Guiné-Bissau da Nova Africa). São Paulo: Versus.
BIRD, C.S. & M.B. KENDALL. 1980. "The Mande Hero". In Explorations in African Systems o f Thought (I. Karp & C.S. Bird, eds.). Bloomington: Indiana University Press.
BISILAT, J. & D. LAYA. 1973. "Representations et Connaissances du Corps chez les Songhay-Zarma: Analyse d ’une Suite d’Entretiens avec un Guerrisseur". In La Notion de Personne en Afrique Noire. Paris: CNRS.
BOHANANN, L. & P. BOHANANN. 1953. The Tiv o f Central Nigeria. London: International African Institute.
BOHANANN, P. 1958. Extra-Processual Events in Tiv Political Institutions. American Anthropologist 60 (1): 1-12.
BRADBURY, R.E. 1965. "Father and Senior Son in Edo Mortuary Ritual”. In African Systems o f Thought (M. Fortes & G. Dieterlen, eds.). London: Oxford University Press.
BROOKS, G.E. 1993. Landlords & Strangers: Ecology, Society and Trade in Western Africa, 1000-1630. Boulder: Westview Press.
CARREIRA, A. 1947. A Vida Social dos Manjacos. Bissau: Centro de Estudos da Guiné Portuguesa.
______ . 1961. Símbolos, Ritualistas e Ritualismos Animo-Feiticistas na Guiñé Portuguesa. Boletim Cultural da Guiñé Portuguesa 16 (63): 505-39.
CASSAMÁ, E. 1994. Somos Pobres, por isso Usamos o Ouro do Mundo. Semanário Correio, 8/1/94.
CHABAL, P. 1983. Amilcar Cabral: Revolutionary Leadership and People's War. Cambridge: Cambridge University Press.
CISSÉ, Y. 1973. "Signes Graphiques, Représentations, Concepts et Tests Relatifs à la Personne chez les Malinké et les Bambara du Mali". In La Notion de Personne en Afrique Noire. Paris: CNRS.
COHEN, A. 1976. Two-Dimensional Man: An Essay on the Anthropology o f Power and Symbolism in Complex Society. Berkeley: University of California Press.
______ . 1981. The Politics o f Elite Culture: Explorations in the Dramaturgy o f Power in a Modem African Society. Berkeley: University of California Press.
D’ALMADA, A.A. 1946 [1594]. Tratado Breve dos Rios da Guiné. Editado por Luis Silveira. Lisboa.
DIARRA, A. 1973. "La Notion de Personne chez les Zarma". In La Notion de Personne en Afrique Noire. Paris: CNRS.
DIETERLEN G. 1965. "L’Initiation chez les Pasteurs Peul (Afrique Occidentale)". In African Systems o f Thought (M. Fortes & G. Dieterlen, eds.). London: Oxford University Press.
______ . 1973. "L’lmage du Corps et les Composantes de la Personne chez les Dogon". In La Notion de Personne en Afrique Noire. Paris: CNRS.
DOUGLAS, M. 1954. "The Lele of Kasai". In African Worlds: Studies in the Cosmological Ideas and Social Values o f African Peoples (D. Forde, ed.). London: Oxford University Press.
EVANS-PRITCHARD, E. E. 1956. Nuer Religion. Oxford: Oxford University Press.
______ . 1993. Os Nuer. São Paulo: Perspectiva.
FERNANDEZ, J.W. 1982. Bwiti: An Ethnography o f The Religious Imagination in Africa. Princeton: Princeton University Press.
FORDE, D. 1962. "Death and Succession: An Analysis of Yakõ Mortuary Ritual". In Essays on the Ritual o f Social Relations (M. Gluckman, ed.). Manchester: Manchester University Press.
FORTES, M. 1945. The Dynamics o f Clanship among the Tallensi. London: Oxford University Press.
. 1962. "Ritual Office in Tribal Society". In Essays on the Ritual o f Social Relations (M. Gluckman, ed.). Manchester: Manchester University Press.
______ . 1965. "Some Reflections on Ancestor Worship in Africa". In African Systems o f Thought (M. Fortes & G. Dieterlen, eds.). London: Oxford University Press.
GLUCKMAN, M. 1963. Order and Rebellion in Tribal Africa. London: Cohen, West.
GOODENOUGH, W. 1981. Culture, Language and Society. Menlo Park: Benjamin/ Cummings.
GRIAULE, M. 1938. Masques Dogons. Paris: Institut d’Ethnologie (Travaux et Mémoires, 32).
______ . 1965. Conversations with Ogotemmêli: An Introduction to Dogon Religious Ideas. London: Oxford University Press.
HÉRITIER-IZARD, F. 1973. ’’Univers Féminin et Destín Individuel chez les Samo". In La Notion de Personne en Afrique Noire. Paris: CNRS.
HOLAS, M.B. 1947. "Danses Masquées de la Basse-Côte". Etudes Guinéennes 1: 61-67.
______ . 1965. "Les Bois, Matière Première des Accessoires Cérémoniels en Côte d ’Ivoire". In African Systems o f Thought (M. Fortes & G. Dieterlen, eds.). London: Oxford University Press.
HORTON, R. 1972. "Stateless Societies in the History of West Africa”. In History o f West Africa (J.F.A. Ajayi & M. Crowder, eds.). Vol 1. New York: Columbia University Press.
KOPYTOFF, I. 1971. Ancestors as Elders in Africa. Africa 41 (2): 127-42.
______ . 1980. "Revitalization and the Genesis of Cults in Pragmatic Religion: The Kita Rite of Passage among the Suku". In Explorations in African Systems o f Thought (I. Karp &
C.S. Bird, eds.). Bloomington: Indiana University Press.
______ Ӣ 1987. "The Internal African Frontier: The Making of African Political Culture". In The African Frontier: The Reproduction of African Societies (I. Kopytoff, ed.). Bloomington: Indiana University Press.
LEACH, E.R. 1965. Political Systems o f Highland Burma. 2 a edição. Boston: Beacon Press.
LE MOAL, G. 1973. "Quelques Aperçus sur la Notion de Personne chez les Bobo. In La Notion de Personne en Afrique Noire. Paris: CNRS.
LITTLE, K. 1951. The Mende o f Sierra Leone. London: Routledge & Kegan Paul.
______ â–  1965. The Political Function of the Poro (part 1). Africa 35 (4) :349-65.
______ Ӣ 1966. The Political Function of the Poro (part 2). Africa 36 (1): 62-72.
MCNAUGHTON, P.R. 1993. The Mande Blacksmiths. Knowledge, Power and Art in West Africa. Bloomington: Indiana University Press.
MEIRELES, A.M. 1960. Mutilações Étnicas dos Manjacos. Bissau: Centro de Estudos da Guiné Portuguesa.
MONTENEGRO, T. 1992. Kasisas: Marginais deste e do Outro Mundo. Soronda: Revista de Estudos Guineenses 13: 67-84.
PAULME, D. 1954. Les Gens du Riz. Paris: Plon.
RAMOS, A. 1993. "Os Caminhos do Exotismo e o Indigenismo Brasileiro”. Trabalho apresentado na Mesa Redonda As Sociedades Amerindias e o Projeto Nacional: Aspectos Políticos e Culturais Contemporâneos. 45a Reunião Anual da SBPC. Recife.
RIBEIRO, C.R. 1986. A Sociedade Crioula na Guiné Portuguesa, ms.
RICHARDS, A. 1982. Chisungu: A Girl's Initiation Ceremony among the Bemba o f Zambia. London: Tavistock.
SCHLOSS, M. R. 1992. The Hatchet's Blood. Separation, Power and Gender in Ehing Social Life. Tucson: The University of Arizona Press.
THOMAS, L.V. 1973. "Le Pluralisme Cohérent de la Notion de Personne en Afrique Noire Traditionnelle". In La Notion de Personne en Afrique Noire. Paris: CNRS.
TURNER, V.W. 1962. "Three Symbols of Passage in Ndembu Circuncisión Ritual: An Interpretation. In Essays on the Ritual o f Social Relations (M. Gluckman, ed.). Manchester: Manchester University Press.
______ Ӣ 1967. The Forest o f Symbols. Ithaca: Cornell University Press.
______ . 1974. O Processo Ritual. Petrópolis: Vozes.
VAN GENNEP, A. 1978. Os Ritos de Passagem. Petrópolis: Vozes.
WILSON, M. 1957. Rituals of Kinship among the Nyakyusa. London: Oxford University Press.

Downloads

Publicado

2018-02-02

Como Citar

Trajano Filho, Wilson. 2018. “O Poder Da Invisibilidade”. Anuário Antropológico 18 (1):205-40. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6582.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.