A antropologia e o Niilismo filosófico contemporâneo

Autores

  • José Jorge de Carvalho

Palavras-chave:

Antropologia, Crítica

Resumo

Seja em suas versões mais rasantes e simplificadoras, seja na sua forma mais qualificada e menos destrutiva, pode-se sustentar que o niilismo é uma atitude que caracteriza, no momento presente, uma boa parte do universo intelectual ocidental. Suas raízes podem ser buscadas de diversos modos, dependendo dos fatores que decidamos priorizar como básicos, dos momentos específicos da história européia considerados cruciais para o seu surgimento ou dos locais específicos do continente onde se supõe que ele foi gerado. Teorizar o niilismo, é bom observar, parece já uma saída criativa dentre as poucas que ainda restam, para o pensamento filosófico ocidental neste final de milênio, conforme procuraremos discutir. Pretendo, então, primeiramente, fazer uma avaliação crítica dessa postura niilista e das suas conseqüências para a relação entre Filosofia e Antropologia, focalizando a obra de Gianni Vattimo, El Fin de La Modernidad * que, acredito, deverá ganhar um grande destaque no panorama filosófico moderno. Em uma segunda parte polemizarei, também, com outros antropólogos e filósofos, buscando avaliar, principalmente, se na era chamada pós-moderna essa relação entre as duas disciplinas pode ser colocada de maneira mais frutífera e mais afirmativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERNSTEIN, Richard. 1985. “ Philosophy in the Conversation of Mankind” in Hermeneutics and Praxis Robert Hollinger (ed). Notre Dame: University of Notre Dame Press.
CAPUTO, John. 1985. "The Thought of Being and the Conversation of Mankind” in Hermeneutics and Praxis R. Hollinger (ed). Notre Dame: University of Notre Dame Press. 24. Talvez uma definição mínima, provisóna, de humanismo nSo seja muito mais que isso' o postulado da existência de uma capacidade de percepção, ainda que meramente prática, contingente, sem uma defesa ético-filosófica absoluta, das condições ideais para que se dê o encontro e o diálogo entre grupos humanos.
CARDOSO DE OLIVEIRA, Roberto. 1987. A Categoria de des(ordem) e a pós-modemidade da Antropologia, Trabalhos em Antropologia, n° 1, UNICAMP.
DIAMOND, Stanley. 1981. In Search of the Primitive. A Critique of Civilization. New Brunswick: Transaction Books.
DUVIGNAUD, Jean. 1980. "Les Sciences Humaines” In Philosopher Les Interrogations Contemporaines Christian Delacampagne & Robert Maggiori (eds). Paris: Fayard: 393-403.
FOUCAULT, Michel. (1983). "Afterword” )n Michel Foucault Beyond Structuralism and Hermeneutics
(Hubert Dreyfus e Paul Rablnow), 229-252. Chicago: The University of Chicago Press.
GEERTZ, Clifford. 1983. “ Found in Translation: On the Social History of the Moral imagination” In Local Knowledge. Nova lorque: Basic Books: 36-54.
GEHLEN, Arnold. 1959. Man in the Age of Technology. Cambridge: The MIT Press.
GELLNER, Emst 1982. “Relativism and Universais" In Rationality and Relativism (M. Hollis e S. Lukes, orgs.). Oxford: Basil Blackwell: 181-200.
GOMBRICH, Emst. 1987. They Were All Human Beings . . . So Much Is Plain, Critical Inquiry 13(4): 686-699.
GUIDIERI, Remo. 1980. “ Les Societés Primitives Aujourd' hui” In Philosopher. Les Interrogations
Contemporaines (Christian Delacampagne & Robert Maggiori, eds.). Paris: Fayard: 51-64.
HABERMAS, Jurgen. 1982. Conhecimento e Interesse. Rio: Zahar.
------------------ 1984. Reason and the Rationalization of Society. Boston: Beacon Press.
HEGEL, G. W. F. 1956. The Philosophy of History. Nova lorque: Dover.
HEIDEGGER, Martin. 1971. “A Dialogue on Language” In On The Way to Language. Nova lorque: Harper & Row: 1-54.
------------------- 1973. Carta sobre o Humanismo. In Conferências e Escritos Filosóficos. Col. Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural.
HERDT, Gilbert. 1982. Rituals of Manhood. Berkeley: University of California Press.
HERSKOVITS, Melville. 1941. Pesquisas Etnológicas na Bahia. Salvador Publicações do Museu da Bahia.
HOLLINGER, Robert (ed.). 1985. Hermeneutics and Praxis. Notre Dame: University of Notre Dame Press.
KEESING, Roger. 1982. “ Introduction” In Rituals of Manhood (Gilbert Herdt, ed). Berkeley: University of California Press.
KOLAKOWSKI, Leszek. 1980. As Ilusões do Universalismo Cultural. Cultura; Suplemento Especial d’O Estado de São Paulo, Ano I, n9 23, dom., 26 nov:2-6.
NIETZSCHE, Friedrich. 1957. The Use and Abuse of History. Nova lorque: Bobbs-Merrlll.
------------------- 1986. Vontade de Potência. Rio de Janeiro: Edições de Ouro.
RABINOW, Paul. 1983. "Humanism as Nihilism: The Bracketing of Truth and Seriousness in American Cultural Anthropology” In R. Bellah, N. Hann, P. Rabinow & W. Sullivan (eds), Social Science as Moral Inquiry. Nova lorque: Columbia University Press: 52-75.
RAMOS, Alcida. 1987. Reflecting on the Yanomaml: Ethnographic Images and the Pursuit of the Exotic, Cultural Anthropology 2(3): 284-304.
RORTY, Richard. 1979. Philosophy and the Mirror o f Nature. Princeton: Princeton University Press.
ROUANET, Sérgio Paulo. 1987. As Razões do lluminismo. São Paulo: Companhia de Letras.
SANTOS, Juana Elbein. 1976. Os Nagó e a Morte. Petrópolis: Vozes.
SCHILLER, Friedrich. 1923. Conespondence entre Schiller et Goethe, 1794-1805. vol. 4 (Trad. Lucien Herr). Paris: Librairie Plon.
------------------- 1985. Sobre Poesía Ingenua y Poesia Sentimental. Barcelona: Icaria.
SOARES, Lufe Eduardo. 1987. Hermenêutica e Ciências Humanas. (Artigo a ser publicado no n9 1 da Revista do CPDOC, Fundação Getúlio Vargas. Rio de Janeiro).
STOLLER, Paul. 1984. Eye, Mind and Word in Anthropology, L'Homme, jul-dec, XXIV, (3-4), 91-114.
STUCHLIK, Milan. 1974. Rasgos de ia Sociedad Mapuche Contemporánea. Santiago: Ediciones Nueva Universidad.
TODOROV, Tzvetan. 1983. A Conquista da América. Sáo Paulo: Martins Fontes.
TYLOR, Edward Burnett. 1871. Primitive Culture. Vols. I, II. Londres: J. Murray.
VATTIMO, Gianni. 1986. El Fin de la Modernidad, Nihilismo y Hermenéutica en la Cultura Posmodema. Barcelona: Gedisa.
WEBER, Max. 1979. O Político e o Cientista. Lisboa: Editorial Presença.
WILLIAMS, Raymond. 1973. The Country and the City. Nova lorque: Oxford University Press.

Downloads

Publicado

2018-01-25

Como Citar

de Carvalho, José Jorge. 2018. “A Antropologia E O Niilismo filosófico contemporâneo”. Anuário Antropológico 11 (1):153-81. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6381.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.