Estética da opacidade e da transparência

Mito, música e ritual No culto Xangô e na tradição erudita ocidental

Autores

  • José Jorge de Carvalho

Palavras-chave:

Antropologia, Cultura Popular

Resumo

Proponho-me neste trabalho apresentar, em primeiro lugar, uma etnografía da vida musical no culto xangô de Recife, focalizando principalmente as correlações entre os vários estilos musicais praticados e a organização do seu complexo universo ritual. Em segundo lugar, compararei algumas abordagens etnomusicológicas clássicas para se compreender sistemas musicais tradicionais (como é o caso da música xangô) com abordagens tidas como específicas ou exclusivas para se compreender a música erudita ocidental. Nesse contexto, discutirei a análise feita por Lévi-Strauss de um tema musical da tetralogia O Anel dos Nibelungos, de Richard Wagner, bem assim como as teses principais de Max Weber, Theodor Adorno e Fredric Jameson sobre a crescente racionalização dos procedimentos técnicos e compositivos da música ocidental moderna, procurando reler todas essas idéias ”” fortemente ocidentais ”” à luz do material musical xangô.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BÉHAGUE, Gérard. 1984, "Patterns of Candomblé Music Performance: An Afro-Brazilian
Religious Setting". In Performance Practice: Ethnomusicological Perspective (Gérard Béhague, org.). Connecticut: Greenwood Press.
BLACKING, John. 1967. Venda Children's Songs. Johannesburg: Witwatersrand University Press.
_____ . 1969. The Value of Music in Human Experience, Yearbook of the International Music Council 1: 33-71.
_____ . 1971. Deep and Surface Structure in Venda Music, Yearbook of the International Folk Music Council 3: 91-108.
_____ . 1973. How Musical is Man? Seattle: University of Washington Press.
_____ . 1974. "Elhnomusicology as a Key Subjcct in the Social Sciences". In In Memoriam Antônio Jorge Dias.. Lisboa: Junta de Investigações Científicas do Ultramar, p. 71-91.
_____ . 1979. "The Study of man as Music-Maker". In The Performing Arts J. Blacking e Joan Kealiinohomoku, orgs.). Haia: Mouton. p. 3-15.
_____ . 1981. "The Problem of 'Ethnic' Perceptions in the Semiotics of Music". In The Sign in Music and Literature (Wendy Steiner, org.). Austin: University of Texas, p. 184-194.
_____ . 1982. The Structure of Musical Discourse: The Problem of the Song Text. Yearbook for Traditional Music 14: 15-23.
______ . 1987. A Commonsense View of All Music. Cambridge: Cambridge University Press.
BOULEZ, Pierre. 1986. A Música Hoje. São Paulo: Perspectiva.
BURKS, Arthur. 1949. Icon, Index and Symbol, Philosophy and Phenomenological Research 9 (4): 673-689.
CARVALHO, José Jorge. 1984. Ritual and Music o f the Sango Cults of Recife, Brazil. PH.D. Dissertation. Belfast: The Queen's University of Belfast, Dept, of Social Anthropology.
______ . 1988. La Fuerza de la Nostalgia. El Concepto del tiempo historico en los cultos
afrobrasileros tradicionales. Montalban 20: 167-193. Caracas: Universidad Católica Andrés Bello.
_____ . 1990. "Xangô". In Sinais dos Tempos. Diversidade Religiosa no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto de Estudos da Religião (ISER). p. 139-145.
CARVALHO, José Jorge e SEGATO, Rita. 1986. "Musik der Xango-Kullc von Recife". In Brasilien. Einfuhrung in die Musiklraditionen Brasiliens (Tiago de Oliveira Pinto, org.). Mainz: Schott, p. 176-192.
_____ . 1987. El Culto Sliango en Recife. Brasil. Caracas: Centro para las Cultures Populares y Tradicionales.
DURAND, Gilbert. 1964. L'lmagination Symbolique. Paris: Presses Univcrsilaircs de Prance.
FELD, Steven. 1982. Sound and Sentiment: Birds. Weeping, Poetics, and Song in kahili
Expression. Philadelphia: University of Pennsylvania Press.
FOUCAULT, Michel. 1973. El Orden del Discurso. Barcelona: Tusquets Editor.
GADAMER, Hans-Georg. 1985. A Atualidade do Belo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.
HALBWACHSr|Maurice. 1990. "A Memória Coletiva dos Músicos". In A Memória Coletiva. São Paulo: Vértice.
HOOD, Mantle. 1963. Music, the Unknown. In Musicology (F. Harrison, M. Hood e C. Paliska, orgs.). Westport: Greenwood Press.
JAMESON, Fredric. 1985. Marxismo e Forma. São Paulo: Hucitec.
JUNG, Carl. 1976. "Approaching the Unconscious". In Man and his Symbols. New York: Doubleday and Company.
KLEIST, Heinrich von. 1987. "Acerca del Teatro de Marionetes". In Fragmentos para una teoria romántico del arte (Javier Arnaldo, org.). Madrid: Tecnos. p. 101-107.
LANGER, Suzanne. 1953. Feeling and Form. Londres: Routledge & Kegan Paul.
LÉVI-STRAUSS, Claude. 1981. Mito e Significado. Lisboa: Edições 70.
_____ . 1986. Nota sobre a tetralogía. In O Olhar Distanciado. Lisboa: Edições 70. p. 332-337.
MERRIAM, Alan. 1964. The Anthropology of Music. Evanston: Northwestern University Press.
MOTTA, Roberto. 1978. Homens, Santos e Sociedade: As Crenças Básicas no Xangô de Pernambuco, Revista Pernambucana de Desenvolvimento 5 (1): 143-158.
NATTIEZ, Jean-Jacques. 1981. Paroles d'Informateurs et Propos de Musiciens, Yearbook for Traditional Music 48/59.
PEIRCE, C.S.. 1955. "Logic as Semiotic: The Theory of Signs". In Philosophical Writings of Peirce (Justus Buchler, org.). Nova Iorque: Dover Publications.
POUSSEUR, Henri. 1984. "Muerte de Dios y Crisis del Arte". In Música Semántica, Sociedad. Madrid: Alianza Editorial.
SEGATO, Rita Laura. 1984. A Folk Theory of Personality Types..PH.D. Dissertation. Belfast: The Queen's University of Belfast, Dept, of Social Anthropology.
RIBEIRO, René. 1978. Cultos Afro-Brasileiros do Recife. Recife: MEC-UNPS.
SOUZA, Eudoro. 1980. Mitologia. Brasilia: Editora Universidade de Brasília.
TODOROV, Tzvetan. 1984. Theories of the symbol. Ithaca: Cornell University Press.
TURNER, Victor. 1967. The Drums of Affliction. Oxford: Clarendon Press.
______ . 1968. Themes in the Symbolism of Ndembu Hunting Ritual. En: The Forest of Symbols. Ithaca: Cornell University Press.
WACHSMANN, Klaus. 1973. Spencer to Hood: A changing view of non-European music. Proceedings of the Royal Anthropological Institute: 5-13.
______ . 1981. Applying Ethnomusicological Methods to Western Art Music. The World of Music 23 (2): 74-86.
WEBER, Max. 1953. The Rational and Social Foundations of Music. Carbondales: Southern Illinois University Press.
ZEMP, Hugo. 1979. Aspects of 'Are' are Musical Theory, Ethnomusicology 23 (I): 6-48.

Downloads

Publicado

2018-01-29

Como Citar

de Carvalho, José Jorge. 2018. “Estética Da Opacidade E Da Transparência: Mito, Música E Ritual No Culto Xangô E Na tradição Erudita Ocidental”. Anuário Antropológico 14 (1):83-116. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6431.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.