Introdução

Autores

  • Mireya Suárez
  • Klaas A. A. W. Woortmann
  • Mariza Veloso Motta
  • Ellen f. Woortmann

Palavras-chave:

Seminário

Resumo

O presente trabalho é o produto de um seminário levado a efeito pelos autores, durante o segundo semestre de 1981. Pretendia-se, na ocasião, discutir as condições de reprodução do campesinato em geral e as tendências de reprodução ou dissolução das formações camponesas estudadas no Nordeste e no Brasil Central. Essas pesquisas, embora conduzidas de forma independente, possibilitaram uma rica perspectiva comparativa. Três delas focalizaram a produção camponesa no bojo de um processo de expansão pecuarista que, dependendo, num primeiro momento, do próprio processo de trabalho camponês, passa, num segundo momento, a ameaçar a própria reprodução do campesinato. A quarta pesquisa centra-se na desagregação da produção camponesa dentro do processo de deslocamento de populações sulistas e de seu assentamento em Mato Grosso através da colonização privada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GODELIER, Maurice. Racionalidade e irracionalidade na economia. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, s.d.
IBAÑEZ-NOVIÓN, Martin A. et alii. O Anatomista popular: um estudo de caso. Anuário Antropológico/77. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1978.
MENDRAS, Henri. Sociedades camponesas. Rio de Janeiro, Zahar, 1978.
RIBEIRO, Darcy. Etnicidade, indigenato e campesinato. Revista de Cultura Vozes, 23 (8) 1980.
SOARES, Luiz Eduardo. Campesinato; ideologia e política. Rio de Janeiro, Zahar, 1981.
VELHO, Otávio Guilherme. Capitalismo autoritário e campesinato. Sao Paulo, Difel, 1979.

Downloads

Publicado

2018-01-18

Como Citar

Suárez, Mireya, Klaas A. A. W. Woortmann, Mariza Veloso Motta, e Ellen f. Woortmann. 2018. “Introdução”. Anuário Antropológico 6 (1):149-56. https://periodicos.unb.br/index.php/anuarioantropologico/article/view/6191.