De um lado, sobrecarga de trabalho; de outro, falta de concentração: a relação entre docentes e estudantes de escola pública e privada de Porto Alegre durante o ensino remoto emergencial na pandemia de Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.4000/aa.11434

Palavras-chave:

educação, ensino remoto, pandemia, covid-19

Resumo

O ensino remoto emergencial, observado de 2020 a 2021 durante a pandemia de Covid-19, sob a perspectiva de estudantes e educadores de uma escola pública e uma escola privada de Porto Alegre/RS, além de saberes situados, reverbera questionamentos para fora deste marco temporal extraordinário. A pesquisa etnográfica, realizada em duas etapas principais - entrevistas com equipes pedagógicas e observações participantes de aulas síncronas - identificou fatores que, até a pandemia, não estavam no centro das reflexões acerca da desigualdade educacional (tecnológicos, familiares, emocionais e de infraestrutura doméstica), além de comportamentos, personalidades, linguagens e referências culturais diferentes de acordo com a classe social e o gênero do estudante. Do ponto de vista dos profissionais educacionais, à realidade dura das educadoras da instituição pública (acúmulo de disciplinas, extensa carga horária de trabalho e triplas jornadas) se somaram descobertas sobre o relacionamento professor-aluno e escolhas metodológicas online.

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Biografia do Autor

Fabíola de Carvalho Leite Peres, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda e mestra em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.  Pesquisadora no Grupo de Antropologia da Economia e da Política (UFRGS) e no projeto Rede Covid-19 Humanidades MCTI. Bolsista do Programa de Excelência Acadêmica da CAPES com interesse nas áreas de educação, cultura e juventude, permeadas pelas relações de gênero, raça e classe social.

Ruben George Oliven, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ex-presidente da Associação Brasileira de Antropologia e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, vice-presidente para a Região Sul da Academia Brasileira de Ciências. Recebeu o Prêmio Érico Vannucci Mendes por sua contribuição ao estudo da Cultura Brasileira e o Prêmio ANPOCS de Excelência Acadêmica em Antropologia. Em 2018 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

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Publicado

2023-12-27

Como Citar

Peres, Fabíola de Carvalho Leite, e Ruben George Oliven. 2023. “De Um Lado, Sobrecarga De Trabalho; De Outro, Falta De concentração: A relação Entre Docentes E Estudantes De Escola Pública E Privada De Porto Alegre Durante O Ensino Remoto Emergencial Na Pandemia De Covid-19”. Anuário Antropológico 48 (3):71-91. https://doi.org/10.4000/aa.11434.

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