O USO DO GÊNERO FÁBULA COMO POTENCIALIZADOR DO PROCESSO DE LEITURA E (RE)ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12173Palavras-chave:
Gênero Literário; Fábula; Leitura; (Re)escritaResumo
Visando fomentar uma prática de atividade contextualizada, o presente trabalho possibilita a reflexão do processo de (re)escrita nos anos iniciais escolares a partir das fábulas, que se constituí como um gênero literário que abrange diversos aspectos relacionados à etária trabalhada. Assim, para a realização desta pesquisa propõe-se analisar a leitura e a (re)escrita de fábulas na educação básica como estratégia para aprimorar a linguagem escrita dos alunos.
Downloads
Referências
ANTUNES. I. Aula de português: encontro e interação. São Paulo Parábola, editorial, 2003.
BARBOSA, J. P. Trabalhando com os Gêneros do Discurso: Uma Perspectiva Enunciativa para o Ensino de Língua Portuguesa. Tese de Doutorado. São Paulo: LAEL / PUC-SP, 2001.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso (1952-1953). In: Estética da criação verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão Gomes e Pereira. São Paulo: Martins Fontes, 1992. p. 277-326.
____. Estética da Criação verbal. 2 ed. São Paulo, Martins Fontes, 1997.
DALFOVO, M. S; LANA, R. A; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p.01- 13, Sem II. 2008. Disponível em: http:/www.unisc.br/portal/upload/com_arquivo/metodos_quantitativos_e_qualitativos_um_resgate_teorico.pdf>. Acessado em: 29 mai. 2018.
BRASIL, Ministério da Educação, Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1997.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: Teoria, Análise, Didática. São Paulo: Moderna, 2000.
DOLZ, J; SCHNEUWLY, B. Gêneros Orais e Escritos na Escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004.
____. “Apprendre à écrire ou comment étudier la construction des capacities langagières? ”. Études de Linguistique Appliquée,1996.
DEZOTTI, M. C. C. A fábula. In: ____. (Org.) A tradição da fábula: de Esopo a La
Fontaine. Brasília: UNB; São Paulo: IOESP, 2003.
GÓES, Lúcia Pimentel. Introdução à literatura infantil e juvenil. 2. ed. São Paulo:
Pioneira, 1991.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definições e funcionalidades. In: DIONÃSIO, Ângela Paiva. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucena, 2005.
____. Da fala para a escrita: atividade de retextualização. São Paulo: Cortez, 2008.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.