MÚLTIPLAS BALIZAS: O REALISMO MARAVILHOSO NOS CONTOS O HOMEM E O CROCODILO E A LAGOA DOS MACACOS, DE AMADOU HAMPÂTÉ BÂ

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v6i4.38315

Mots-clés :

Contos africanos., Realismo Maravilhoso., Amadou Hampâté Bâ.

Résumé

O presente trabalho tem como proposta analisar a expressão da vertente do Realismo Maravilhoso nos contos O homem e o crocodilo e A lagoa dos macacos, inseridos em Il n’y a pas de petite querelle (1999), de Amadou Hampâté Bâ. Para isso, observa-se como alguns acontecimentos insólitos presentes nos contos supracitados, podem contribuir para a compreensão desses fenômenos nas narrativas coletadas pelo referido autor. Utilizam-se as propostas teóricas de Irlemar Chiampi (2015), Alejo Carpentier (1949), Maria Cristina Batalha (2012) dentre outros autores que abordam em seus escopos, aspectos referentes ao Realismo Mágico/Maravilhoso e como estes podem ser representados nos contos africanos selecionados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Helenice Christina Lima Silva, UFG

Graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (2004).Graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba(2010).Especialização em Educação Infantil e Séries iniciais pela Faculdade Católica de Uberlândia(2006).Especialização em Educação das Relações Étnicorraciais e História e Cultura Afro-brasileira e Africana(2009).Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia(2015). Professora da Rede Municipal de Uberlândia cedida para ONG (Centro Educacional Eurípedes Barsanulfo)onde atua na Educação Infantil.Trabalhando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização,Literatura Infantil, Literatura Brasileira,Literaturas africanas e afro-brasileira,contos africanos. Histórias e lendas africanas na Educação Infantil, Racismo e Educação,os griots na África, a memória nas sociedades africanas.Doutoranda em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal de Goiás,Regional Catalão/ UFCAT em transição.

Alexander Meireles da Silva, UFG

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008), Mestre em Literaturas de Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), Especialista em Educação a Distância pelo SENAI-RJ (2003), Especialista em Literaturas de Língua Inglesa (2000), Bacharel e Licenciado em Língua Inglesa e Literaturas Correspondentes (1998) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Desde 2009 atua como Professor Associado de Língua Inglesa e Literaturas de Língua Inglesa da Unidade Acadêmica Especial de Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás - Regional Catalão, onde também é Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da RC/UFG. É membro fundador dos Grupos de Pesquisa ESTUDOS DO GÓTICO (CNPq) e NÓS DO INSÓLITO: VERTENTES DA FICÇÃO, DA TEORIA E DA CRÍTICA (CNPq) que reúnem pesquisadores e pesquisadoras de diversas universidades do Brasil. É autor do livro LITERATURA INGLESA PARA BRASILEIROS: curso completo de literatura e cultura inglesa para brasileiros (2005), pela editora Ciência Moderna e organizador de outros títulos. Suas pesquisas se concentram nas áreas das Literaturas de Língua Inglesa e da Literatura Fantástica. É criador de conteúdo do canal do YouTube FANTASTICURSOS onde ajuda as pessoas que escrevem, pesquisam e lecionam a criarem e desenvolverem ações com a Fantasia, o Gótico, o Horror, o Weird e a Ficção Científica.

Références

BATALHA, Maria Cristina. Literatura fantástica: Algumas considerações teóricas. Revista Letras & Letras, Uberlândia, v. 28, n. 2, p. 481-504, jul./dez. 2012.

BORGES FILHO, Oziris; GAETA, Maria Aparecida Junqueira Veiga. Língua, literatura e ensino. Franca: Ribeirão Gráfica e Editora, 2005.

CALAZANS, Selma. Realismo Mágico. E-Dicionário de Termos Literários, 27 dez. 2009. Disponível em: https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/realismo-magico/. Acesso em: 27 maio 2021.

CAMARANI, Ana Luiza Silva. A Literatura fantástica: caminhos teóricos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.

CAMPRA, Rosalba. Territórios da ficção. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2016.

CARPENTIER, Alejo. El Reino de este Mundo. México: Edición Iberoamericana de Publicación, 1949.

CESERANI, Remo. O fantástico. Tradução de Nilton Cezar Tridapalli. Curitiba: EdUFPR, 2006.

CHIAMPI, Irlemar. O realismo maravilhoso: forma e ideologia no romance hispano-americano. São Paulo: Perspectiva, 2015.

FURTADO, Filipe. A construção do fantástico na narrativa. Lisboa: Horizonte, 1980.

HAMPÂTÉ BÂ, Amadou. Petit Bodiel et autres contes de la savane. Paris: Éditions Stock, 1994.

HAMPÂTÉ BÂ, Amadou. Amkoullel, o menino fula. Tradução de Xina Smith Vasconcellos. São Paulo: Casa das Áfricas: Palas Athena, 2003.

HAMPÂTÉ BÂ, Amadou. Contracapa. In: HAMPÂTÉ BÂ, Amadou. Amkoullel, o menino fula. Tradução de Xina Smith Vasconcellos. São Paulo: Casa das Áfricas: Palas Athena, 2003.

HAMPÂTÉ BÂ, Amadou. Il n’y a pas de petite querelle. Nouveaux contes de la savane. Paris: Éditions Stock, 1999.

N’GORAN, David. Le champ littéraire africain: essai pour une théorie. Paris: Harmattan, 2009.

RODRIGUEZ, Alexis Márquez. Realismo mágico. In: RODRIGUES, Alexis Márquez. Lo Barroco y lo real-maravilloso en la obra de Alejo Carpentier. México: Siglo XXI Editores, 1982.

Téléchargements

Publié-e

2021-08-13

Comment citer

LIMA SILVA, Helenice Christina; MEIRELES DA SILVA, Alexander. MÚLTIPLAS BALIZAS: O REALISMO MARAVILHOSO NOS CONTOS O HOMEM E O CROCODILO E A LAGOA DOS MACACOS, DE AMADOU HAMPÂTÉ BÂ. Revista Água Viva, [S. l.], v. 6, n. 2, 2021. DOI: 10.26512/aguaviva.v6i4.38315. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/38315. Acesso em: 23 nov. 2024.