MITOLOGIA E TOPOANÁLISE NA COMPOSIÇÃO DO DUPLO GOLLUM: O ESPELHO DO ESPAÇO DE TOLKIEN
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v6i2.37573Palavras-chave:
Duplo, Literatura Fantástica, GollumResumo
Com reminiscências da vasta mitologia analisada por J. R. R. Tolkien, junto a uma criada exclusivamente pelo mesmo, a Terra-media, ambiente onde acontece a trama O Senhor dos Anéis, também é local de moradia de uma vasta legião de monstros e personagens variados, criados e/ou reinventados nesse âmbito literário. Nós objetivamos com esse trabalho, analisar a composição de uma das figuras mais marcantes da saga: O Gollum, ser que é espelho da duplicidade e assim elemento de fronteira entre o humano e o monstro, numa linearidade de bem e mal que transpassa o meio fantástico teoricamente e geograficamente. Dessa forma, visamos analisar esse personagem a partir das perspectivas míticas e topoanáliticas, visando os espaços habitados pelo personagem como elementos indutores na composição de sua característica personalidade, além de referenciar seus atos aos relatos do Doppelgänger. Em relação ao Duplo nos atentaremos a averiguar as relações espaciais que refletem o comportamento conflituoso entre a manifestação sobrenatural Gollum/Smeágol, assim como também a relação ser/objeto na qual colocaremos o Um Anel do poder como a característica teoria mítica do Kolossós, sendo este também um Duplo do personagem.
Downloads
Referências
BEOWULF (autor anônimo). With The Finnsburg fragmente. Edit by A. J. Wyatt. Cambridge: at the University Press, 1914.
BORGES FILHO, Ozíris. Espaço e literatura: introdução à topoanálise. Franca-SP: Ribeirão Gráfica e Editora, 2007.
CARPENTER, Humphrey. J. R. R. Tolkien, a biography. London: Harper Collins Publishers, 2016.
CASAGRANDE, Cristina. A Amizade em O Senhor dos Anéis. Martin Claret. São Paulo. 2019.
COHEN, Jeffrey Jerome. A cultura dos monstros: sete teses. In: SILVA, Tomaz Tadeu da. Pedagogia dos monstros: os prazeres e os perigos da confusão de fronteiras. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
COLBERT, David. O Mundo Mágico do Senhor dos Anéis, mitos, lendas e histórias fascinantes. Tradução de Ronald Eduard Kyrmse. Sextante. Rio de Janeiro. 2002.
DAY, David. O mundo de Tolkien, fontes mitológicas de O Senhor dos Anéis. Tradução de Melissa Kassner. São Paulo: ARXJOVEM, 2004.
FRANÇA, Julio. O insólito e seu duplo. EdUERJ. Rio de Janeiro. 2009.
STATON, Michael N. Hobbits, Elfos e Magos. Frente. Rio de Janeiro. 2002.
TOLKIEN, J. R.R. O Hobbit. Martins Fontes. São Paulo. 2009
TOLKIEN, J. R.R. O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel. Martins Fontes. São Paulo. 2009
TOLKIEN, J. R.R. O Senhor dos Anéis: As Duas Torres. Martins Fontes. São Paulo. 2009
TOLKIEN, J. R.R. O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei. Martins Fontes. São Paulo. 2009
TUAN, Yi-Fu. Paisagens do medo. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: Editora UNESP, 2005.
VERNANT, J. P. Mito e Pensamento entre os Gregos. Paz e Terra. Rio de Janeiro. 1990
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Água Viva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.