BREVES REFLEXÕES SOBRE LEITURA, LITERATURA E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12200

Mots-clés :

Práticas Pedagógicas; Formação de Leitores; Sujeito-leitor.

Résumé

The qualitative research aimed at demonstrating and discussing some reflexive points that touch on the questions about reading, literature and literacy in the educational sphere, focusing on Early Childhood Education. It was analyzed in an analytical way how the use of orality and literature, from the first stage of schooling, can promote the incentive to the reading habit, meaning and potentiating an effective subject-reader. The reading and the literacy were worked as a support and beneficial source to enable a cultural formation in the student, as well, in his formation as an effective reader. The study, proposed through a bibliographical review, was based, with regard to reading, in Freire (2011; 2013; 2015), Martins (2006) and Kleiman (1999; 2005; 2016); Literature and literary reading contributed by Abramovich (1997), Dering (2017) and Antunes (2003); and, with reference to Literacy, the assumptions of Soares (2017a; 2017b) and Tfouni (2010).

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Eliene Rodrigues Ferreira, Uni-ANHANGUERA/Goiás

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Goiás(2018).

Maysa Vieira de Paula, Uni-ANHANGUERA/Goiás

Atualmente é Estudante do Centro Universitário de Goiás. 

Renato de Oliveira Dering, UFG e Uni-ANHANGUERA/Goiás

Doutorando em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor Assistente no Centro Universitário de Goiás - Uni-ANHANGUERA (Goiânia-Goiás). Professor no Ensino Básico do Colégio Anglo de Campinas (Goiânia-Goiás). É líder/pesquisador no grupo de pesquisa FORPROLL (CNPq/UFVJM). Também participa dos grupos de pesquisa INTERARTES (CNPq/UFG) e OBIAH (CNPq/UFG). Desenvolve pesquisas nas áreas de Letramentos e Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.

Références

ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5 ed. São Paulo: Scipione, 1997.

AMARAL et al. Desafios da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental. Disponível em: <http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/mB3aBiN8DsSQ85A_2013-7-10-15-34-55.pdf > Acesso em: 20 set. 2017.

ANTUNES, I. Aula de Português: encontro &interação. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

BORTONI-RICARDO, S.; MACHADO, V.; CATANHEIRA, S. Formação do professor com agente letrador. São Paulo: Contexto, 2017.

DERING, R. A Leitura Literária e suas Possibilidades na Formação do Sujeito-Leitor. Disponível em: <http://www.academia.edu/5319341/A_leitura_liter%C3%A1ria_e_suas_possibilidades_na_forma%C3%A7%C3%A3o_do_sujeito-leitor > Acesso em: 30 out. 2017.

____.; SILVEIRA, E. O preconceito Literário e a Formação de Leitores: Ingressando nos Bosques na Ficção e outras Leituras entre Pontos e Contra Pontos. Disponível em: <http://www.academia.edu/11294581/O_preconceito_Liter%C3%A1rio_e_a_Forma%C3%A7%C3%A3o_de_Leitores_Ingressando_nos_Bosques_da_Fic%C3%A7%C3%A3o_e_Outras_Leituras_entre_Pontos_e_Contrapontos > Acesso em: 23 out. 2017.

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 51 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

____. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 47 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

____.; MACEDO, D. Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. 7 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

KLEIMAN, A.; MORAES, S. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. São Paulo: Mercado de Letras, 1999.

KLEIMAN, A. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 16 ed. São Paulo: Pontes Editoras, 2016.

____. Letramento e formação do professor: práticas discursivas, representações e construção do saber. São Paulo: Mercado das Letras, 2005.

MARTINS, M. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2006.

MACHADO, A.; ROCHA, R. Contando histórias, formando leitores. São Paulo: Papirus e 7 Mares, 2011.

MEC. Lei N°9.394 DE 20 DE Dezembro de 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf > Acesso em: 24 ago. 2017.

MEDEL, C. Ensino fundamental 1: práticas pedagógicas. Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

MORAIS, J. Criar leitores: para professores e educadores. São Paulo: Minha Editora, 2013.

ROJO, R. Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas. São Paulo: Mercado das Letras, 1998.

SILVA, E. D. Eu gosto do gosto de gostar de ler. In: Revista E-scrita, Nilopólis, v. 6, n. 1, 2015, p. 230-243. Disponível em: <http://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RE/article/view/1624/pdf_368> Acesso em: 6 mai. 2018.

____. A carne mais barata do mercado não é a carne negra: atividades na educação básica pública no Distrito Federal contra o racismo. In: LiLiAr Cadernos de pesquisa, Pará, v. 1, n. 1, 2017, p. 22-31. Disponível em: <http://cappuccinopress.com.br/index.php/LiLiAr/article/view/7/8> Acesso em: 6 mai. 2018.

SILVA, E. D.; MORAES, C. R. C. Era uma vez... A importância pedagógica da literatura infantil e seus encantamentos. In: Revista Uniabéu, v. 10, n. 26, 2017. p. 1-15. Disponível em: <http://revista.uniabeu.edu.br/index.php/RU/article/view/2725/pdf> Acesso em: 6 mai. 2018.

SILVA, E. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2001.

SOARES, M. Alfabetização e letramento. 7 ed. São Paulo: Contexto, 2017.

____. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2017.

TENUTA, A. Prática de ensino em língua portuguesa: alfabetização e letramento: em busca da palavra-mundo. São Paulo: Teoria e Prática, 2010.

TFOUNI, L. Letramento e alfabetização. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

Téléchargements

Publié-e

2018-08-24

Comment citer

FERREIRA, Eliene Rodrigues; PAULA, Maysa Vieira de; DERING, Renato de Oliveira. BREVES REFLEXÕES SOBRE LEITURA, LITERATURA E LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 1, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i1.12200. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/12200. Acesso em: 27 juill. 2024.