JORNAL DO CONHECIMENTO: GÊNEROS JORNALÍSTICOS E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v5i3.31304Palabras clave:
Gêneros Textuais. Gêneros Jornalísticos. Jornal do Conhecimento.Resumen
Neste artigo, apresentamos um relato de experiência acerca do planejamento e da realização de oficinas de produção textual, na esfera dos gêneros jornalísticos, desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de Letras/Português da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos ”“ PI. As atividades foram realizadas por meio de oficinas com os alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, os quais promoveram a produção e a criação do Jornal do Conhecimento do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Marcos Parente. Objetivamos, pois, a) relatar a nossa experiência durante o período de atuação e desenvolvimento do jornal escolar; b) abordar o trabalho com gêneros textuais na escola; e c) refletir sobre as contribuições dessas atividades para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Para a materialização desta proposta, foi feita, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica, fundamentada nos embasamentos teóricos de Bakhtin (2003), Marcuschi (2005), Traquina (2005), Lage (2001, 2005), entre outros. Em seguida, foram realizadas as oficinas acerca dos gêneros jornalísticos. Evidenciamos que a prática de atividades voltadas para tais gêneros motivou o desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos, de modo que essas ações funcionaram como instrumento de interação dos discentes em sua vivência escolar.
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