A CONSTRUÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE A PARTIR DA PERSPECTIVA DA PERSONAGEM POMBINHA EM O CORTIÇO, DE ALUÍSIO AZEVEDO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i3.22162

Palavras-chave:

Sexualidade; Erotismo; Patologia Sexual; Naturalismo.

Resumo

Este trabalho discute a construção e o desenvolvimento da sexualidade e do erotismo feminino na obra O cortiço ([1890] 2012), de Aluísio Azevedo. Em meados do século XIX, a mulher desempenhava papel secundário na sociedade vigente, sendo submissa aos homens e tendo como meio principal os ambientes domésticos, sendo limitadas às práticas sexuais apenas dentro do matrimônio. Aluísio Azevedo apresenta uma personagem marcada pelo seu desenvolvimento sexual, que passa de impúbere para prostituta, tendo relações libidinosas com outra mulher e um casamento que não lhe é de bom grado. Destacamos que o Naturalismo adotou as patologias sexuais como uma de suas principais temáticas, pois retrata o sexo como um comportamento marginalizado e vicioso. A partir desses pressupostos, nota-se que o comportamento de Pombinha nos permite ter uma visão mais ampla da sexualidade da figura feminina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juscelino Francisco do Nascimento, UFPI

Graduado em Letras/Inglês (2010) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e em Letras/Português-Espanhol (2013) pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus; Especialista em Docência para o Ensino Superior (2012) pelo Instituto de Ensino Superior Múltiplo (IESM) e em Libras (2014) pela Faculdade Latino Americana de Educação (FLATED) e Mestre em Letras - Área de Concentração em Estudos de Linguagem (2014) pela UFPI. É pesquisador do Grupo de Pesquisa (Socio)Linguística, Letramentos Múltiplos e Educação (SOLEDUC/UnB), membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Escola e Sociedade (LES/UFPI), do Grupo de Estudos Críticos e Avançados em Linguagem (GECAL/UnB) e do Núcleo de Pesquisa de Ensino do Português (NUPEP/UFPI). Atualmente, é Doutorando do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UnB) e Professor e Tutor do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí (CEAD/UFPI). Tem experiência na área de Linguística e Língua Inglesa, com ênfase em Sociolinguística, atuando, principalmente, nos seguintes temas: oralidade, letramento, etnografia, educação do campo, leitura e escrita, Estágios Obrigatórios, Libras e ensino de língua inglesa instrumental. 

Igor Kisser Macedo Carvalho, UFPI

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Piauí(2018). Atualmente é Professor contratado da Unidade Escolar Dr. Murilo Braga. Tem experiência na área de Letras.

Referências

ALBERONI, Francesco. O erotismo. Tradução de Elia Edel. Rio de Janeiro: Rocco, 1993. Tradução de: L’ erotismo.
AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. São Paulo: 8ª ed. Martin Claret. [1890] 2012.
BATAILLE, Georges. O erotismo; tradução Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. São Paulo: 48ª ed. Cultrix 2012.
BULHÕES, Marcelo. Leituras do Desejo: O Erotismo no Romance Naturalista Brasileiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.
CASTELLO BRANCO, Lúcia. Eros Travestido: um estudo do erotismo no realismo burguês brasileiro. Belo Horizonte: UFMG, 1985.
CASTELLO BRANCO, Lúcia. O que é erotismo. São Paulo: Brasiliense, 2004.
CANDIDO, Antônio. Literatura e sociedade: estudos de teoria e história literária. São Paulo: 9ª ed. Ouro sobre azul, 2000.
COUTINHO, Afrânio. A Literatura no Brasil. São Paulo: Global, 2004.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro, Edições Graal, 2006. Do original em frânces: Histoire de laSexualité: I: La Volonté de savoir.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2: O uso dos prazeres. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. 13ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2012. Tradução de: Histoire de lasexualité: l’ usage de plaisir.
MOISÉS, Massaud. História da literatura brasileira: realismo. São Paulo: Cultrix: EDUSP, 1985.
PAZ, Octávio. A dupla chama: amor e erotismo. São Paulo: Siciliano, 2001.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. Tradução de Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2007.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Como Citar

NASCIMENTO, Juscelino Francisco do; CARVALHO, Igor Kisser Macedo. A CONSTRUÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE A PARTIR DA PERSPECTIVA DA PERSONAGEM POMBINHA EM O CORTIÇO, DE ALUÍSIO AZEVEDO. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 3, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i3.22162. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/22162. Acesso em: 27 dez. 2024.