RELAÇÕES ENTRE O ILUMINISMO ALEMÃO E A CONCEPÇÃO GOETHIANA DE FORMAÇÃO

Autores/as

  • Abraão Lincoln Ferreira Costa UNIOESTE e UNIPLAN

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12184

Palabras clave:

Goethe; Wilhelm Meister; Bildung; Kultur.

Resumen

A genialidade encontrada em Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, do pensador Johann Wolfgan Von Goethe, consiste exatamente na incomparável habilidade de delinear através do romance de formação [Bildungsroman] a construção do protagonista a serviço de uma outra dimensão humana, há bastante tempo esquecida. É diante disso que o presente artigo pretende analisar, enquanto uma das principais questões filosófico-literárias do século XVIII, os termos cultura [Kultur] e formação [Bildung], para então articulá-los com as considerações goethianas e a dos filósofos Immanuel Kant e Friedrich Nietzsche. Assim, o principal interesse dessa investigação consiste em pensar como a ideia de formação [Bildung], até então vinculada ao projeto do vir-a-ser, foi sendo abandonada para então se produzir outro sentido de edificação do homem, desta vez associado aos interesses da vida moderna.

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Biografía del autor/a

Abraão Lincoln Ferreira Costa, UNIOESTE e UNIPLAN

Licenciado em filosofia pela Universidade Católica de Brasília (UCB), com pós-graduação lato sensu e mestrado no mesmo curso pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, cursa o doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), instituição onde também integra o Grupo de Pesquisas sobre Filosofia, Ciência e Natureza na Alemanha do século XIX. Suas pesquisas concentram-se nos seguintes temas: Nietzsche e os conceitos de cultura, história e formação (Bildung); Ateísmo filosófico contemporâneo; Metafísica e Conhecimento; Política e Educação. É professor concursado da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e professor/pesquisador do Centro Universitário Planalto do Distrito Federal (UNIPLAN). 

Citas

GOETHE, J. W. V. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. Tradução de Nicolino Simone Neto. São Paulo: Editora 34, 2009.

KANT, I. Resposta à pergunta: o que é Iluminismo. In: A paz perpétua e outros opúsculos. Lisboa: Edições 70, 1990.

RINGER, F. K. O declínio dos mandarins alemães: a comunidade acadêmica alemã, 1890-1933. Tradução de Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Edusp, 2000.

WEBER, J. F. Formação (Bildung), educação e experimentação em Nietzsche. Londrina: Eduel, 2011.

STIRNIMANN, V-P. Schlegel, carícias de um martelo. In: SCHLEGEL, F. O dialeto dos fragmentos. Tradução de Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1997.

Publicado

2018-08-24

Cómo citar

COSTA, Abraão Lincoln Ferreira. RELAÇÕES ENTRE O ILUMINISMO ALEMÃO E A CONCEPÇÃO GOETHIANA DE FORMAÇÃO. Revista Água Viva, [S. l.], v. 3, n. 1, 2018. DOI: 10.26512/aguaviva.v3i1.12184. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/12184. Acesso em: 23 nov. 2024.