RELATIONS BETWEEN THE GERMAN ENLIGHTENMENT AND THE GOETHEAN CONCEPTION OF FORMATION
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v3i1.12184Keywords:
Goethe; Wilhelm Meister; Bildung; Kultur.Abstract
A genialidade encontrada em Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister, do pensador Johann Wolfgan Von Goethe, consiste exatamente na incomparável habilidade de delinear através do romance de formação [Bildungsroman] a construção do protagonista a serviço de uma outra dimensão humana, há bastante tempo esquecida. É diante disso que o presente artigo pretende analisar, enquanto uma das principais questões filosófico-literárias do século XVIII, os termos cultura [Kultur] e formação [Bildung], para então articulá-los com as considerações goethianas e a dos filósofos Immanuel Kant e Friedrich Nietzsche. Assim, o principal interesse dessa investigação consiste em pensar como a ideia de formação [Bildung], até então vinculada ao projeto do vir-a-ser, foi sendo abandonada para então se produzir outro sentido de edificação do homem, desta vez associado aos interesses da vida moderna.
Downloads
References
GOETHE, J. W. V. Os anos de aprendizado de Wilhelm Meister. Tradução de Nicolino Simone Neto. São Paulo: Editora 34, 2009.
KANT, I. Resposta à pergunta: o que é Iluminismo. In: A paz perpétua e outros opúsculos. Lisboa: Edições 70, 1990.
RINGER, F. K. O declínio dos mandarins alemães: a comunidade acadêmica alemã, 1890-1933. Tradução de Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Edusp, 2000.
WEBER, J. F. Formação (Bildung), educação e experimentação em Nietzsche. Londrina: Eduel, 2011.
STIRNIMANN, V-P. Schlegel, carícias de um martelo. In: SCHLEGEL, F. O dialeto dos fragmentos. Tradução de Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1997.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.