TESTAMENTOS DA FINITUDE NA PEÇA AS AVES DA NOITE, DE HILDA HILST

Auteurs-es

Mots-clés :

Teatro, Finitude, Violência, Hilda Hilst, Literatura, Dramaturgia

Résumé

Na peça As aves da noite um conjunto de personagens é condenado a morrer de fome e sede no bunker da morte, no campo de concentração de Auschwitz. Hilda Hilst dialoga com a História e cria uma versão dramatúrgica para o que ocorreu com o padre franciscano Maximilian Kolbe, vítima da perseguição nazista que ceifou milhares de vidas no planeta. Os condenados no porão da fome assumem discursos que entrelaçam desencanto e revolta com a vida. Cada um, à sua maneira, evoca pensamentos que visam racionalizar o abandono em que estão inseridos. As falas e interações entre as personagens reverberam o todo de uma complexa rede de subjetividades imantadas por conflitos. A fala é uma espécie de testamento do fim, orquestrado pelas pulsões de ordem carnal, poética e espiritualista que atravessam as personagens. O ensaio visa pensar de que modo os encarcerados enfrentam a constatação da morte e como eles se constroem diante da ruína existencial que se espraia nos seus corpos e nas suas ações, na maioria das vezes mais centrada na interioridade do que no movimento exterior, tendo em vista que a ação de resistir ocorre através do pensamento. As personagens de Hilda Hilst nesta peça estão a todo momento lutando contra a imobilidade, amplificada no porão da fome.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Francisco Alves Gomes, Universidade Federal de Roraima

Doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília (UnB). Professor Adjunto I do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Atua nas disciplinas de História da Arte I e II. É especialista em Direção Teatral pela Faculdade de Artes Dulcina de Moraes (FADM). Faz parte dos grupos de pesquisa: Estudos de Literaturas e identidades (UFRR); Literatura, Enunciação e Cultura (UFMA); Estudos de haicai: lirismo, haicaísmo e campo literário (UFAM); TOPUS-grupo de pesquisa sobre espaço, literatura e outras artes (UnB) e Artefactos-Laboratório de pesquisa em artes e tecnologias interativas (UFRR). Tem interesse nas fronteiras entre Performance e Teatro.

Cacio José Ferreira, Universidade Federal do Amazonas

Psicólogo e Professor Adjunto na Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (FLET/UFAM), no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas (PPGL/UFAM) e no Programa de Pós-Graduação em Letras  de Bacabal da Universidade Federal do Maranhão (PPGLB/UFMA).

Références

GIRARD, René. A violência e o sagrado. Trad. Martha Conceição Gambini. São Paulo: Paz e Terra, 1990.

HILST, Hilda. Teatro completo. São Paulo: Globo, 2008.

LORIT, Sérgio C. Kolbe Coleção testemunhos. São Paulo: Editora Cidade Nova, 1980.

PALLOTTINI, Renata. Posfácio Do teatro. In: HILST, Hilda. Teatro completo. São Paulo: Editora Globo, 2008.

SAFATLE, Vladimir Pinheiro. Sobre o uso da violência contra o estado ilegal. In: TELES, Edson; SAFATLE, Vladimir Pinheiro (orgs.). O que resta da ditadura. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010. p.245-278.

Téléchargements

Publié-e

2025-11-03

Comment citer

GOMES, Francisco Alves; FERREIRA, Cacio José. TESTAMENTOS DA FINITUDE NA PEÇA AS AVES DA NOITE, DE HILDA HILST. Revista Água Viva, [S. l.], v. 9, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/60286. Acesso em: 5 déc. 2025.