TESTAMENTOS DA FINITUDE NA PEÇA AS AVES DA NOITE, DE HILDA HILST
Mots-clés :
Teatro, Finitude, Violência, Hilda Hilst, Literatura, DramaturgiaRésumé
Na peça As aves da noite um conjunto de personagens é condenado a morrer de fome e sede no bunker da morte, no campo de concentração de Auschwitz. Hilda Hilst dialoga com a História e cria uma versão dramatúrgica para o que ocorreu com o padre franciscano Maximilian Kolbe, vítima da perseguição nazista que ceifou milhares de vidas no planeta. Os condenados no porão da fome assumem discursos que entrelaçam desencanto e revolta com a vida. Cada um, à sua maneira, evoca pensamentos que visam racionalizar o abandono em que estão inseridos. As falas e interações entre as personagens reverberam o todo de uma complexa rede de subjetividades imantadas por conflitos. A fala é uma espécie de testamento do fim, orquestrado pelas pulsões de ordem carnal, poética e espiritualista que atravessam as personagens. O ensaio visa pensar de que modo os encarcerados enfrentam a constatação da morte e como eles se constroem diante da ruína existencial que se espraia nos seus corpos e nas suas ações, na maioria das vezes mais centrada na interioridade do que no movimento exterior, tendo em vista que a ação de resistir ocorre através do pensamento. As personagens de Hilda Hilst nesta peça estão a todo momento lutando contra a imobilidade, amplificada no porão da fome.
Téléchargements
Références
GIRARD, René. A violência e o sagrado. Trad. Martha Conceição Gambini. São Paulo: Paz e Terra, 1990.
HILST, Hilda. Teatro completo. São Paulo: Globo, 2008.
LORIT, Sérgio C. Kolbe Coleção testemunhos. São Paulo: Editora Cidade Nova, 1980.
PALLOTTINI, Renata. Posfácio Do teatro. In: HILST, Hilda. Teatro completo. São Paulo: Editora Globo, 2008.
SAFATLE, Vladimir Pinheiro. Sobre o uso da violência contra o estado ilegal. In: TELES, Edson; SAFATLE, Vladimir Pinheiro (orgs.). O que resta da ditadura. São Paulo: Boitempo Editorial, 2010. p.245-278.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Água Viva 2024

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.








