A VIOLÊNCIA, A FIGURA FEMININA INDÍGENA E A CALIGRAFIA DE DEUS, DE MÁRCIO SOUZA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v5i3.32156

Palavras-chave:

Violência. Mulher indígena. A caligrafia de Deus. Amazônia.

Resumo

Este artigo discute a temática da mulher indígena no estado do Amazonas a partir do arcabouço teórico advindo das relações de gênero, de feminicídio e diáspora no texto A Caligrafia de Deus (2007), de Márcio Souza. A narrativa expõe o modo como a mulher indígena é submetida a uma intricada rede de articulações de poder e de patriarcado. Dessa forma, são evidenciadas como as relações de gênero dão vazão à posse do corpo e da mente do “outro” e de como as relações de poder surgem a partir das questões de gênero, sobretudo, por meio da cultura, que se torna historicamente modificada na episteme contemporânea por novas articulações de controle e de exercício de dominação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cacio José Ferreira, UFAM

Professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e doutor em Literatura (UnB). Possui Graduação em Língua e Literatura Portuguesa e Japonesa pela Universidade de Brasília (2005), Especialização em Linguística Aplicada (2008), Mestrado em Literatura - UnB - (2010). Participou do Programa Japanese ? Language for Specialists, da Fundação Japão, em Osaka ? Japão (2014 -2015) e presidiu a Associação Brasileira de Estudos Japoneses - ABEJ (2014 - 2016). Foi do Coordenador de Letras - Língua e Literatura Japonesa ? UFAM (2015-2016). É membro dos seguintes grupos de pesquisa CNPq - Estudos Osmanianos - arquivo, obra, campo literário (UnB), Estudos Japoneses (UFAM). Colabora com a pesquisa Nikkei Farmers and Pimenta in the Brazilian Amazon: A Study on the Historical Change of Landscape Viewpoints Reflected in the Representation of Pimenta in Haicai, coordenação do Dr. Yûsuke Sakai (Universidade de Kagoshima ? Japão) e pesquisa As representações dos japoneses e nipo-brasileiros na Literatura Brasileira (Linha de Pesquisa - Culturas em contato: Inserção e decodificação), coordenação da Dra. Shirlei Lica Ichisato Hashimoto (Universidade de São Paulo). Atua principalmente nas seguintes linhas: literatura comparada, língua e literatura japonesa, literatura brasileira, tradução, representação literária, fábulas. 

Norival Bottos Jr, UEMS

É doutor em Literatura e Estudos Comparados pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Goiás, UFG. Mestre em Literatura e Crítica Literária pelo Programa de Mestrado em Letras da PUC GOIÁS. Possui graduação em Letras Português e Inglês pela Universidade Federal de Goiás - CAJ - Jataí. Atuou como professor substituto nas áreas de Literatura brasileira e portuguesa pela Universidade Federal de Goiás, UFG - CAJ- Jataí. Atuou como professor assistente e adjunto nas áreas de literatura brasileira e portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC - GOIÁS. Atualmente desenvolve pesquisas sobre literatura cotemporânea, especialmente a obra de Milton Hatoum, António Lobo Antunes e Dante Alighieri, preocupando-se, sobretudo, com a possibilidade de desconstrução, subjetivação e desterritorialização na produção de narrativas rizomáticas, se interessa também pelos conceitos de aporia, rizomas, platôs, ritornelo, subjetivação, devires múltiplos, homo sacer e a "vida nua". Também analisa o cruzamento entre os campos das teorias contemporâneas na análise de obras literárias e da relação entre o jogo da memória, a crítica do olhar, noções ampliadas de gênero, identificação, performance e uma crítica aos formatos representacionais e de construção de narrativas.Também se interessa pela relação entre estudos Culturais e Literatura, sobretudo o tema do "orientalismo" proposto por Edward W. Said. Seu aporte teórico se baseia nos conceitos chave da teoria de Gilles Deleuze, Félix Guattari, Giorgio Agamben, Georges Didi-Huberman, Jacques Derrida e Maurice Blanchot. 

Referências

BARBOSA, Keylla. Da Verwerfung em Freud à foraclusão em Lacan. Reverso [online]. 2019, v. 41, n. 77, p. 57-64.

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Tradução de Myrian Ávila; Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

BLASIUS, Mark. Gay and lesbian politics: sexuality and the emergency of a new ethic. Philadelphia: Temple University Press, 1994.

DERRIDA, Jacques. Gramatologia. Tradução de Mírian Chnaiderman e Renato Janine Ribeiro. São Paulo: Perspectiva, 2011.

DERRIDA. Jacques. A escritura e a diferença. Tradução de Maria Beatriz Marques Nizza da Sulva. São Paulo: Perspectiva, 2002.

FANON, Frantz. Os condenados da terra. Tradução de Enilce Albergaria Rocha e Lucy Magalhães. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2002.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque. São Paulo: Editora Paz & Terra, 2014.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. Tradução de Salma T. Buchail. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Tradução de Adelaine La Guardia Et all. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

MATOS, Maria Izilda, S. de. Por uma história da mulher. Bauru-SP: EDUSC, 2000.

SAID, Edward, W. Orientalismo: o Oriente como invenção do Ocidente. Tradução de Tomás Rosa Bueno. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

SEGATO, Rita Laura. O Édipo brasileiro: a dupla negação de gênero e raça. Brasília: Editora UnB, 2006.

SOUZA, Márcio. A caligrafia de Deus. São Paulo: Lazuli Editora: Companhia Editora Nacional, 2007.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

FERREIRA, Cacio José; BOTTOS JR, Norival. A VIOLÊNCIA, A FIGURA FEMININA INDÍGENA E A CALIGRAFIA DE DEUS, DE MÁRCIO SOUZA. Revista Água Viva, [S. l.], v. 5, n. 3, 2020. DOI: 10.26512/aguaviva.v5i3.32156. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/32156. Acesso em: 20 abr. 2024.