À LUZ DA LAMPARINA: A JORNADA DO HERÓI NO CONTO POPULAR

Autores

  • Cacio José Ferreira UFAM e UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/aguaviva.v2i1.10329

Palavras-chave:

História popular; Narrativa oral; Simbologia; Inconsciente; Jornada do herói.

Resumo

Este artigo trata de algumas considerações sobre a jornada do herói e sua ressonância no inconsciente por meio da história O bicho de um olho só contada por Domingos Samuel Xavier Guimarães, morador do Sudeste do Tocantins. As histórias orais nos permitem a reconstrução de valores e a visualização das experiências regionais nelas depositadas. Nessa perspectiva, o texto discute, também, a simbologia presente na narrativa, a natureza harmoniosa com a comunidade na qual se insere por meio da transmissão de ensinamentos e valores que servem para toda a vida, mas que passam despercebidas pelos interlocutores. As narrativas fazem resplandecer o mundo, as eras, os tempos, as pessoas, a dor e a alegria em um só espaço.  Transferem e preenchem o espaço que o contador e o ouvinte precisam para seguir os passos e destinos do herói.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cacio José Ferreira, UFAM e UnB

Possui Graduação em Língua e Literatura Portuguesa e Japonesa pela Universidade de Brasília (2005), Especialização em Linguística Aplicada (2008), Mestrado em Literatura - UnB - (2010), Doutorando em Estudos Literários Comparados (UnB). Participou do Programa Japanese ? Language for Specialists, da Fundação Japão, em Osaka ? Japão (2014 -2015). Atualmente, trabalha na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com Língua e Literatura Japonesa e Portuguesa. Presidente da Associação Brasileira de Estudos Japoneses - ABEJ (2014 - 2016). Participa do Grupo de Pesquisa Estudos Osmanianos: arquivo, obra, campo literário (UnB), Estudos Japoneses (UFAM) e Observatório de ensino de línguas (UFAM). Atua principalmente nas seguintes linhas: literatura comparada, língua e literatura japonesa, literatura portuguesa, linguística, linguística aplicada, tradução, representação literária, fábulas, questões sobre leitura e escrita.

Referências

BACHELARD, Gaston. A Água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
____. A Poética do espaço. São Paulo: Abril, 1988.
BENJAMIM, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. Obras escolhidas. São Paulo, Brasiliense, 1994.
BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega. Petrópolis: Vozes, 1987.
BRUNEL, Pierre. Dicionários de Mitos Literários. Tradução de Carlos Sussekind, Jorge Laclette, Maria Thereza e Vera Whately. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005.
CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Pensamento, 2007.
____. O poder do mito. São Paulo, Palas Athena, 2005.
CHEVALIER, Jean & GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. Tradução de Vera da Costa e Silva. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.
COELHO, Nelly Novaes. O conto de fadas: símbolos ”“ mitos ”“ arquétipos. São Paulo: Paulinas, 2008.
ELIADE, Mircea. Imagens e Símbolos: ensaio sobre o simbolismo mágico ”“ religioso. São Paulo: Fontes, 1991.
FRYE, Northrop. Fábulas de identidade ”“ estudos de mitologia poética. Tradução: Sandra Vasconcelos. São Paulo: Nova Alexandria, 1999.
GUIMARÃES, Domingos Samuel Xavier. O bicho de um olho só. Contador da narrativa oral.
HALL, Calvin S. & NORDBY, Vernon J. Introdução à Psicologia Junguiana. São Paulo: Cultrix, 1993.
JUNG, Carl Gustav. Psicologia e alquimia. Petrópolis: Vozes, 1990.
JOLLES, André. Formas Simples. São Paulo: Cultrix, 1976.
LÉVI-STRAUSS, Claude. O cru e o cozido. Mitológicas 1. São Paulo: CosacNaify, 2004.
PROPP, V. I. Morfologia do conto maravilhoso. Tradução de Jasna Paravich Sarhan. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
SAMUELS, Andrew. Dicionário crítico de análise junguiana. Tradução de Pedro Ratis e Silva. Rio de Janeiro: Imago, 1988.
THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

Downloads

Publicado

2017-01-18

Como Citar

FERREIRA, Cacio José. À LUZ DA LAMPARINA: A JORNADA DO HERÓI NO CONTO POPULAR. Revista Água Viva, [S. l.], v. 2, n. 1, 2017. DOI: 10.26512/aguaviva.v2i1.10329. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/aguaviva/article/view/10329. Acesso em: 3 dez. 2024.