PÊCHEUX, FOUCAULT E A PANDEMIA: NOTAS DISCURSIVAS SOBRE REPRESENTAÇÕES DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v6i2.36838Palavras-chave:
Análise do discurso. Pêcheux. Foucault. Coronavírus. Pandemia.Resumo
O presente texto busca tecer gestos de interpretação acerca de recortes discursivos extraídos de uma entrevista realizada em 2020 e publicada no jornal O Globo. Teoricamente, utilizaremos alguns pressupostos de Pêcheux e de Foucault, considerando aproximações e distanciamentos entre as vertentes de análise do discurso institucionalizadas a partir dos estudos de ambos os autores. Este texto serve, assim, para somar a outros estudos já efetuados, como um preâmbulo de diferenciação entre as teorias, ao mesmo tempo em que visa lançar luzes, sob um viés discursivo, para a história do presente, sobretudo no contexto educacional em que estamos situados em meio à pandemia da COVID-19.
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