JORNAL DO CONHECIMENTO: GÊNEROS JORNALÍSTICOS E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
DOI:
https://doi.org/10.26512/aguaviva.v5i3.31304Palavras-chave:
Gêneros Textuais. Gêneros Jornalísticos. Jornal do Conhecimento.Resumo
Neste artigo, apresentamos um relato de experiência acerca do planejamento e da realização de oficinas de produção textual, na esfera dos gêneros jornalísticos, desenvolvidas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), do Curso de Letras/Português da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos ”“ PI. As atividades foram realizadas por meio de oficinas com os alunos dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, os quais promoveram a produção e a criação do Jornal do Conhecimento do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Marcos Parente. Objetivamos, pois, a) relatar a nossa experiência durante o período de atuação e desenvolvimento do jornal escolar; b) abordar o trabalho com gêneros textuais na escola; e c) refletir sobre as contribuições dessas atividades para o processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Para a materialização desta proposta, foi feita, inicialmente, uma pesquisa bibliográfica, fundamentada nos embasamentos teóricos de Bakhtin (2003), Marcuschi (2005), Traquina (2005), Lage (2001, 2005), entre outros. Em seguida, foram realizadas as oficinas acerca dos gêneros jornalísticos. Evidenciamos que a prática de atividades voltadas para tais gêneros motivou o desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos, de modo que essas ações funcionaram como instrumento de interação dos discentes em sua vivência escolar.
Downloads
Referências
BAZERMAN, C. Gêneros textuais, tipificação e interação. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
BOCCATO, V. R. C. Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Revista de Odontologia da Universidade Cidade São Paulo, São Paulo, v. 18, n. 3, p. 265-274, 2006.
BRANDÃO, H. H. N.; MICHELETTI, G. Teoria e prática da leitura. In: Coletânea de textos didáticos. Componente curricular Leitura e elaboração de textos. Curso de Pedagogia em Serviço. Campina Grande: UEPB, 2002, p. 9.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Secretaria de Educação Fundamental ”“ Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Secretaria de Educação Fundamental ”“ Brasília: MEC/SEF, 2000.
FARIA, M. A. O. Como usar o jornal na sala de aula. 10. ed, 1ª reimpressão. ”“ São Paulo: Contexto, 2008.
FIORIN, J. L. (Org). Linguística? O que é isso? São Paulo: Contexto, 2013.
GAGLIARDI, E.; AMARAL, H. Escrevendo o Futuro: Olimpíadas da Língua Portuguesa. São Paulo: Cenpec, 2004.
LAGE, N. A estrutura da notícia. São Paulo: Editora Ática, 2005.
LAGE, N. Teoria e técnica de reportagem, entrevista e pesquisa jornalística. Rio de Janeiro. 2001. Disponível em: <http://nilsonlage.com.br/wp-content/uploads/2017/10/A-reportagem.pdf>. Acesso em 11 de outubro de 2019.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In.: DIONÍSIO, A. P. Gêneros textuais e ensino. 4. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 31.
SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução Roxane Rojo e Glais S. Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004.
SILVA, Eduardo Dias da; SOUZA-DIAS, Romar; NASCIMENTO, Juscelino Francisco do. Language policies for the teaching of foreign language in public basic education in the Distrito Federal. Revista Com Censo: Estudos Educacionais do Distrito Federal, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 22-33, mai. 2019. ISSN 2359-2494. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/623>. Acesso em: 02 mai. 2020.
TRAQUINA, N. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2 ed., 2005. 224p.
SWALES, J. Genreanalysis: English in academicandresearch settings. Cambridge: Cambridge University Press, p. 262, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Água Viva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.