Rompendo o silêncio:
violências e acidentes com idodos no município de Guaíba/RS
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v0i21.12738Palabras clave:
Acidentes, Violências, Idosos, CuidadoresResumen
A Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul iniciou, em 2001, um sistema de vigilância epidemiológica de caráter sentinela para acidentes e violências em serviços com urgência e emergência. Para realizar as notificações criou o Relatório Individual de Notificação de Acidentes e Violências (Rinav), que, em 2006, foi estendido a todos os serviços de saúde e faixas etárias do ciclo de vida e teve como municípios pioneiros Caxias do Sul e Guaíba. Esta pesquisa se propôs a identificar o processo de notificação dos acidentes e violências com idosos e a articulação da rede de serviços em Guaíba (RS) para qualificar o atendimento e prevenir as diferentes expressões de acidentes e violência. Para a coleta de dados, utilizaram-se entrevista, questionário e grupo focal, que permitiram identificar as características sociodemográficas dos sujeitos, os fatores de risco e proteção para acidentes e violências e os entraves/possibilidades da rede de apoio.
Descargas
Citas
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Capítulo VII: Da família, da criança, do adolescente e do idoso, cap. 230, 1988.
_______. Ministério da Saúde. Política Nacional de Redução da Morbimortalidade por Acidentes e Violências. Portaria GM/MS, n. 737 de 16/mai. 2001.
_______. Estatuto do Idoso. Lei nº 10.741 de 1/out. 2003.
FERNANDES, M. G. M.; ASSIS, J. F. Maus-tratos contra idosos: Definições e estratégias para identificar e cuidar. Gerontologia, São Paulo, v. 7 n. 3, p.144-149, 1999.
GROSSI, Patrícia Krieger et al. Análise, sistematização e classificação dos tipos de violações de direitos dos idosos das atas do Conselho Municipal do Idoso de Guaíba. Guaíba (RS), 2007.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; SOUZA, Edinilsa Ramos de. Violência contra idosos: é possível prevenir? In: BRASIL. Ministério da Saúde. Impacto da violência na saúde dos brasileiros. Brasília, 2005. cap. 5, p. 141-165.
ONTARIO ASSOCIATION OF PROFESSIONAL SOCIAL WORKERS. Elder abuse: a practical handbook for service providers. Toronto: The Association, 1992.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Classificação internacional de doenças ”“ CID. 10. revisão, 1995. v. 1.
_______. Relatório mundial sobre violência e saúde.Genebra: OMS, 2002.
PODNIECKS, E. et al. National survey on abuse of the elderly in Canada.Toronto: Ryerson Polithecnical Institute. 1990.
RAMOS, Paulo Roberto Barbosa. Rede de proteção ao idoso. 2004. Disponível em: <http://www.mj.gov.br/sedh/ct/cndi/eixos_tematicos.doc>. Acesso em: 29 fev. 2008.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria Estadual da Saúde.Manual de preenchimento do RINAV:notificação compulsória de casos suspeitos ou confirmados de violência.Versão papel. Porto Alegre/RS: CEVS, 2007a.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria Estadual da Saúde. Manual de preenchimento do RINAV:notificação compulsória de casos suspeitos ou confirmados de violência.Versão completa. Porto Alegre/RS: CEVS, 2007b. 31 p.
SALBER, P.; TALLIAFERO, E. The physician’s guide do domestic violence. CA: Volcano Press, 1995.
WHAL, J. Elder abuse: the hidden crime. Toronto: Advocacy Centre for the Elderly and Community Legal Education Ontario, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma https://creativecommons.
Copyright: Os autores serão responsáveis por obter o copyright do material incluído no artigo, quando necessário.
Excepcionalmente serão aceitos trabalhos já publicados (seja em versão impressa, seja virtual), desde que devidamente acompanhados da autorização escrita e assinada pelo autor e pelo Editor Chefe do veículo no qual o trabalho tenha sido originalmente publicado.