Robôs falantes, inteligência artificial e impactos na comunicação
DOI:
https://doi.org/10.26512/ser_social.v27i56.55600Palavras-chave:
Inteligência artificial, ChatGPT, Comunicação, Desinformação, Viés de discursoResumo
O surgimento recente das ferramentas de inteligência artificial (IA) baseadas em processamento de linguagem natural abre novas questões para uma sociedade midiatizada e com ampla conectividade. As IA generativas, com capacidade de produzir textos, imagens e vídeos, já começam a ocupar espaço em diversas dimensões da atividade social. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, buscamos entender as repercussões dessas tecnologias para a produção e circulação de conteúdos no atual sistema de comunicação em rede, com ênfase nas ameaças de incremento da desinformação, além das implicações para o jornalismo e o direito à comunicação. Entre as conclusões, apontamos o risco de que essas ferramentas propaguem mais preconceito e comprometam ainda mais a qualidade e a confiabilidade da informação jornalística, já observada na automatização de certos tipos de notícias. Tais desafios exigem medidas para garantir o uso responsável e ético dessas tecnologias no ambiente comunicacional, como a regulação, a transparência e o letramento comunicacional.
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