Robôs falantes, inteligência artificial e impactos na comunicação

Autores

  • Ruth Reis Ufes

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v27i56.55600

Palavras-chave:

Inteligência artificial, ChatGPT, Comunicação, Desinformação, Viés de discurso

Resumo

O surgimento recente das ferramentas de inteligência artificial (IA) baseadas em processamento de linguagem natural abre novas questões para uma sociedade midiatizada e com ampla conectividade. As IA generativas, com capacidade de produzir textos, imagens e vídeos, já começam a ocupar espaço em diversas dimensões da atividade social. A partir de pesquisa bibliográfica e documental, buscamos entender as repercussões dessas tecnologias para a produção e circulação de conteúdos no atual sistema de comunicação em rede, com ênfase nas ameaças de incremento da desinformação, além das implicações para o jornalismo e o direito à comunicação. Entre as conclusões, apontamos o risco de que essas ferramentas propaguem mais preconceito e comprometam ainda mais a qualidade e a confiabilidade da informação jornalística, já observada na automatização de certos tipos de notícias. Tais desafios exigem medidas para garantir o uso responsável e ético dessas tecnologias no ambiente comunicacional, como a regulação, a transparência e o letramento comunicacional. 

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Publicado

16-12-2024

Como Citar

REIS, Ruth. Robôs falantes, inteligência artificial e impactos na comunicação. SER Social, Brasília, v. 27, n. 56, 2024. DOI: 10.26512/ser_social.v27i56.55600. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/55600. Acesso em: 20 dez. 2024.