Juventude em foco:

de “novo” a participação social na roupagem do capital social

Autores

  • Ana Cristina de Oliveira Oliveira Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Carlos Soares Barbosa Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Vânia Cardoso da Motta Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/ser_social.v12i27.12715

Palavras-chave:

Políticas educacional e social, Capitalismo dependente, Novo-desenvolvimentismo, Capital social, Participação social

Resumo

Este artigo incorpora estudos e pesquisas que estão sendo realizados em nível de doutorado e discutidos no âmbito de um grupo de pesquisa que abrange os campos da assistência social e da educação. Seu recorte traz a discussão das atuais políticas educacionais voltadas para a juventude brasileira, predominantemente articuladas com as políticas sociais. Os autores apresentam essa articulação associada ao projeto societário “novo-desenvolvimentista” do atual governo Lula, sem, contudo, considerar uma especificidade, mas um movimento amplo e externo voltado para atribuir uma face mais humana ao capitalismo e operar condições favoráveis à acumulação do capital na virada do milênio ”“ estabilidade econômica e política. Aborda a discussão sobre a compreensão da “nova questão social”, os encaminhamentos de política pública dos governos de Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva e de políticas educacionais voltadas para jovens considerados em situação de “vulnerabilidade social” ou “situação de risco social”.

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Biografia do Autor

Ana Cristina de Oliveira Oliveira, Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Professora Assistente da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri. Doutoranda em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social/UERJ. Mestre em Ciências pela Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz.

Carlos Soares Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Historiador, graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana/ UERJ.

Vânia Cardoso da Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da UFRJ. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ. Pesquisadora IPEA-CAPES. Doutora em Serviço Social (UFRJ) e Mestre em Educação (UFF).

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Publicado

07/01/2010

Como Citar

OLIVEIRA, Ana Cristina de Oliveira; BARBOSA, Carlos Soares; MOTTA, Vânia Cardoso da. Juventude em foco:: de “novo” a participação social na roupagem do capital social. SER Social, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 88–115, 2010. DOI: 10.26512/ser_social.v12i27.12715. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/12715. Acesso em: 30 abr. 2024.