A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no Projeto Literatura da Biblioteca do SESC DOCA

Autores

  • Marise Teles Condurú Universidade Federal do Pará
  • Ana Cristina da S. Santos

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v11.n2.2018.8335

Palavras-chave:

Biblioteca, Contação de história, Desenvolvimento cognitivo, Literatura infantil, Serviço Social do Comércio

Resumo

Estudo sobre a importância da contação de história realizada em projetos de literatura, com o objetivo de analisar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento cognitivo da criança, por meio da investigação do Projeto Literatura da Biblioteca do Serviço Social do Comércio (SESC) Doca, no estado do Pará. Trata de pesquisa bibliográfica e exploratória acerca da literatura infantil e sua contribuição para o desenvolvimento da criança, e das várias formas de disseminação da literatura. A abordagem é qualitativa. Realiza estudo de caso, sendo avaliado o Projeto Literatura da Biblioteca do SESC Doca, no município de Belém/Pará, por meio de entrevistas com os envolvidos no Projeto. Os resultados apontam para as vantagens que o Projeto proporciona à s crianças, com avaliação positiva dos entrevistados em relação à iniciativa da Biblioteca do SESC Doca em disponibilizar à  comunidade: conhecimento, informação e entretenimento, com destaque para as crianças que reagem favoravelmente aos encontros do Projeto. Conclui que o Projeto Literatura do SESC Doca tem contribuído para o desenvolvimento cognitivo das crianças que dele participam, ratificando a importância desse tipo de iniciativa.

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Biografia do Autor

Marise Teles Condurú, Universidade Federal do Pará

Faculdade de Biblioteconomia, Belém, PA.

 

Ana Cristina da S. Santos

Bibliotecária, Belém, PA.

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Publicado

2018-05-28

Como Citar

Condurú, M. T., & Santos, A. C. da S. (2018). A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no Projeto Literatura da Biblioteca do SESC DOCA. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 11(2), 410–430. https://doi.org/10.26512/rici.v11.n2.2018.8335

Edição

Seção

Artigos