Metadados para coleções e acervos artísticos universitários
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v16.n1.2023.47535Palavras-chave:
Organização da informação, Informação em Arte, Obras de Arte, Universidade, Documentação, CrosswalkResumo
O presente trabalho visa explanar parte da pesquisa realizada no mestrado em História, Política e Bens Culturais do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas, sendo o princípio de um esquema de metadados para documentação de acervos e coleções de arte universitários brasileiros, com base no caso do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo. Para tanto, estabelece-se o cotejamento de normas e diretrizes, comparando os campos e adotando aqueles com maior índice de repetição e alinhamento semântico à especificidade das obras. Como resultado, apresenta-se uma sistematização com o crosswalk realizado a partir de padrões de documentação a nível nacional e internacional, organizando uma proposta para levantamento e registro do acervo artístico universitário. Conclui-se que a recorrência de um metadado demonstra o grau de importância e forma imprescindível, sendo possível criar um modelo consistente e contemporâneo para o registro da informação em arte. Nesse sentido, a partir das questões apresentadas pelo objeto de estudo e em atendimento às necessidades locais pode ser uma alternativa para garantir a aplicabilidade e manutenção do modelo, levando ao início de um pensamento sobre governança de dados.
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