A biblioteconomia brasileira na década de 1970
: um olhar discursivo a partir dos artigos publicados na Revista de Biblioteconomia de Brasília
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v15.n3.2022.41281Palavras-chave:
Análise de conteúdo, Revista de Biblioteconomia de Brasília, E´pistemologia, BiblioteconomiaResumo
A Biblioteconomia é um dos campos científicos das Ciências Sociais que apresenta uma extensa trajetória acadêmica e profissional. São diversas as possibilidades de se estudar a epistemologia de um campo. Aqui nosso foco são os discursos oriundos dos artigos científicos publicados na Revista de Biblioteconomia de Brasília, que teve seu primeiro número em 1973. O recorte para a análise dos artigos foi a década de 1970 e concentrou os artigos que possibilitaram discutir sobre duas categorias: biblioteca e bibliotecário. A pesquisa é considerada exploratória, de cunho bibliográfico, cujo método empregado foi a da análise de conteúdo que possibilitou operacionalizar três fases: pré-análise, exploração do material e tratamento dos resultados. De modo geral, os discursos dos 27 artigos analisados abordaram a importância das bibliotecas, em especial, das bibliotecas públicas, do ensino da Biblioteconomia e da atuação do profissional. Além disso, abordaram a insuficiência de profissionais bibliotecários para execução do projeto de expansão das bibliotecas brasileiras, estas que são indispensáveis para o desenvolvimento econômico e social do país. Esses artigos, publicados dentro do contexto da ditatura civil-militar de 1964-1985, não fizeram qualquer menção a esse acontecimento histórico.
Downloads
Referências
ABBAGNANO, Nicolau. Dicionário de Filosofia. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
ARDUINI, Silvana; PERROTTI, Edmir. Entre correspondências e representações: a constituição da Biblioteconomia modernista no Brasil. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 13, p. 30-35, set. 2017.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MARQUES, Tathiane Amaral; SALDANHA, Gustavo Silva. Saberes e fazeres em transformação: a produção do conhecimento em Biblioteconomia e Ciência da Informação no Brasil a partir dos anais de eventos científicos dos anos 1970. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 14, n. esp. 45 anos, 2018.
PINHEIRO, Lena Vânia Ribeiro; LOUREIRO, José Mauro Matheus. Políticas públicas de C&T, ICT e de pós-graduação e o surgimento da Ciência da Informação no Brasil, 2005. Disponível em: https://ridi.ibict.br/handle/123456789/29 Acesso em: 25 set. 2021.
SILVA, L. L.; ELIAS JUNIOR, A. C. A biblioteca pública na produção científica brasileira do campo de estudos infocomunicacionais das décadas de 1970 e de 1980: uma análise entre o texto e o contexto. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 16, 2020.
SHIKIDA, Aparecida Maciel da Silva. Construção e constituição de uma ciência: análise bibliométrica e arqueológica do periódico Ciência da Informação. 503 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012.
SOUZA, Francisco das Chagas de. O ensino da Biblioteconomia no contexto brasileiro: século XX. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2009.
TANUS, Gabrielle Francinne de Souza Carvalho. Saberes científicos da Biblioteconomia em diálogo com as Ciências Sociais e Humanas. 233 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Ciência da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016.
TARAPANOFF, Kira. A política científica e tecnológica no Brasil: o papel do IBICT. Ciência da Informação, Brasília, v. 21, n. 2, p. 149-158, maio/ago. 1992.
XAVIER, Ana Laura et al. Percurso discursivo da Ciência da Informação no Brasil: análise dos periódicos Ciência da Informação e Perspectivas em Ciência da Informação em 1970, 1980 e 1990. Biblionline, João Pessoa, v. 15, n. 2, p. 33-46, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Gabrielle Francinne de S. C. Tanus, Rita de Cássia Gomes de Oliveira, Diandra Santiago de Araujo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Notas de direitos autorais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License 4.0, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: distribuir em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.