Alfabetização midiática e informacional na Suécia: a chave da democracia e o papel do bibliotecário como mediador
DOI:
https://doi.org/10.26512/rici.v14.n2.2021.36503Palavras-chave:
Biblioteca escolar, Bibliotecário, Alfabetização em informação, Competências digitaisResumo
As bibliotecas das escolas de ensino médio desempenham um papel muito importante no apoio à aprendizagem dos alunos. Além do propósito óbvio de ajudar os alunos com suas habilidades de leitura e escrita, as bibliotecas escolares do ensino médio são parte fundamental para o desenvolvimento de habilidades digitais tanto para alunos quanto professores. Como tal, a alfabetização midiática está se tornando cada vez mais necessária na sociedade atual. O objetivo deste artigo é analisar o papel do bibliotecário em um contexto social e democrático junto a alfabetização midiática e informacional dos jovens de ensino médio na Suécia. Este estudo é qualitativo e os dados empíricos foram coletados por meio de análise de documentos, observação e entrevistas com três bibliotecários de escolas de ensino médio na Suécia. Os resultados desta pesquisa concluem que embora haja um longo caminho a percorrer e que exige um esforço contínuo a fim de melhorar e ampliar a colaboração com todos os professores, esses bibliotecários conseguiram desenvolver um modelo pedagógico com conteudos estruturados especificamente para trabalhar com a alfabetização midiática e informacional de maneira eficaz. O governo sueco e os órgãos educacionais têm permitido o desenvolvimento de projetos, leis e iniciativas de apoio a bibliotecários e professores com o objetivo de elevar as competências e habilidades necessárias para que os jovens possam cumprir com seu papel de cidadãos em uma sociedade democrática.
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