Conhecimento e aplicação da Framework para a Literacia da Informação em bibliotecas de Instituições de Ensino Superior em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v14.n2.2021.34895

Palavras-chave:

Literacia da informação, competência em informação, Ensino Superior, ensino-aprendizagem, ACRL framework, bibliotecário

Resumo

Resumo - Objetivo. Investiga-se o conhecimento do instrumento emanado pela ACRL, a Framework for Information Literacy for Higher Education, detido pelos bibliotecários portugueses que exercem funções em Instituições do Ensino Superior (IES) e até que ponto este está a ser colocado em prática, demonstrando as capacidades pedagógicas destes perante um novo programa para a competência em informação. Método. A metodologia adotada foi um inquérito por questionário, lançado ao universo das bibliotecas do ensino superior em Portugal e a análise dos resultados das respostas ao mesmo. O estudo, de base quantitativa, está sustentado numa revisão de literatura sobre o surgimento da Moldura [Framework] e a sua aplicação internacional. Resultados. Foram obtidas 25 respostas, de um universo de 177 bibliotecas de instituições do Ensino Superior em Portugal. Os resultados revelam um conhecimento suficiente do instrumento, mas uma aplicação incipiente, demonstrando uma adesão ainda inicial a esta ferramenta pedagógica. Conclusões. Constata-se que os bibliotecários do ensino superior têm preocupações no ensino de competências em informação. Porém não adoptam imediata e plenamente as recomendações internacionais, vertidas em novas ferramentas orientadoras. Ainda assim, os bibliotecários são permeáveis às propostas da ACRL Framework, o que fica demonstrado com as respostas positivas relativas à sua aplicação.

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Biografia do Autor

Tatiana Sanches, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Lisboa, Portugal

Tatiana Sanches é Professora Auxiliar Convidada na Universidade Aberta no Mestrado em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares, Bibliotecária e Investigadora. Licenciada em Letras, Mestre em Educação e Leitura, Doutora em Educação, e Pós-Doutora em Ciência da Informação. Tem trabalhado em bibliotecas públicas desde 1993 e nas bibliotecas universitárias desde 2007 e é Chefe de Divisão de Documentação na Faculdade de Psicologia e no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. É membro e Vogal da Formação na BAD, Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação. Dedica-se à pesquisa em duas unidades de investigação, em temas como a literacia de informação, bibliotecas universitárias, gestão de bibliotecas, escrita acadêmica, entre outros, sendo autora e coautora de diversos livros, capítulos e artigos, no panorama nacional e internacional.

Maria Manuel Borges, Universidade de Coimbra, CEIS20, Coimbra, Portugal

Maria Manuel Borges é Professora Associada em Ciência da Informação da Universidade de Coimbra e co-coordenadora do Grupo de Humanidades Digitais do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX - CEIS20 da Universidade de Coimbra. É Chefe do Departamento de Filosofia, Comunicação e Informação. É também coordenadora do curso de Doutoramento em Ciência da Informação da Universidade de Coimbra. Possui ampla experiência na orientação de teses de doutorado e mestrado. É membro da International Society for Scientometrics and Informetrics, Association of Digital Humanities (AHDig), e da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e Documentação. É, ainda, membro do conselho editorial de periódicos nacionais e internacionais e editora associada do Directory of Open Access Journals (DOAJ). Foi membro do Grupo de Trabalho Interministerial, subgrupo Avaliação de Pesquisa, para a iniciativa Nacional de Ciência Aberta. É também membro da Research Data Alliance e membro do conselho de administração apoiado pela Universidade de Coimbra do nó RDA.pt. Colaborou na Estratégia Nacional de Dados Abertos por iniciativa do INCoDE.2030. É membro do Conselho Consultivo do TRIPLE, um projeto financiado pelo H2020-EU.1.4.1.3. Seus interesses de pesquisa atuais são em comunicação científica com foco em acesso aberto e ciência aberta, avaliação de pesquisa, gerenciamento de dados de pesquisa e preservação/ curadoria digital.

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Publicado

2021-05-18

Como Citar

Sanches, T., & Borges, M. M. . (2021). Conhecimento e aplicação da Framework para a Literacia da Informação em bibliotecas de Instituições de Ensino Superior em Portugal. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 14(2), 463–486. https://doi.org/10.26512/rici.v14.n2.2021.34895