Metodologia de acesso a dissertações de mestrado de tradução por estrangeiros, uma abordagem preliminar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26512/rici.v10.n1.2017.2501

Palavras-chave:

dissertações, métricas, sumarização automática, tradução auxiliada por computador, Recall-oriented Understudy for Gisting Evaluation

Resumo

O artigo aborda a primeira etapa de uma proposta metodológica para facilitar o acesso de estrangeiros a dissertações de mestrado escritas em português disponíveis em repositórios digitais. Essa etapa consiste na criação e formatação para tratamento computacional dos corpora de dissertações, na seleção de um sumarizador automatico da língua portuguesa, no processamento das sumarizações automáticas e na comparação dos sumários assim obtidos com os resumos das dissertações. São também apresentadas e analisadas as métricas obtidas através do programa ROUGE (Recall-Oriented Understudy for Gisting Evaluation). É mencionada igualmente a etapa final do trabalho (que fará uso de tecnologias da língua tais como tradução auxiliada por computador, alinhamento de textos), a partir do corpus ora construído, a ser usado para completar o desenvolvimento da metodologia proposta, a qual poderá ser testada em salas de referência de bibliotecas.

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Biografia do Autor

Claudio Menezes, Universidade de Brasília - UnB

Durante 20 anos, foi funcionário internacional da UNESCO - UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION, em Paris, tendo exercido atividade profissional em mais de 20 países. Tem experiência de ensino na área de Ciência da Computação, politicas e programas para a sociedade da informação, inclusão de novas línguas no mundo digital, uso das TICs no tratamento automático da língua, politicas de acesso à informação cientifica, bibliotecas digitais, formação de servidores municipais, elaboração e implementação de projetos para financiamento internacional e concepção e organização de conferencias internacionais, em particular no Sistemas das Nações Unidas. Foi Coordenador de Administração do IBICT, órgão do Ministério de Ciência e Tecnologia e Inovação, até setembro/2009 e professor da Universidade Federal do Ceará até Out/2010. É professor do Departamento de Letras Estrangeiras e Tradução (LET), do Instituto de Letras (IL). Coordenou a criação e implantação do Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas ao Multilinguismo e à Sociedade da Informação (LEA-MSI), da Universidade de Brasília, do qual foi seu 1.º Coordenador, de out/2010 a dez/2013. Em 2014, ingressou no Doutorado em Ciência da Informação, na UnB.

Dulce Maria Baptista, Universidade de Brasília - UnB

Licenciatura em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Graduação em Biblioteconomia, Mestrado em Educação e Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília. Professora Adjunta na Faculdade de Ciência da Informação da Universidade de Brasília. Lider do Grupo de Pesquisa Estudos em Organização e Representação do Conhecimento (EROIC), cadastrado no CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa Imagem, Memória e Informação (IMI) da Universidade de Brasília. Atua principalmente nos seguintes temas: representação e organização do conhecimento; análise da informação; abordagens históricas e humanísticas da evolução do livro e das bibliotecas. Atuou como Vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCINF/UnB) de 2012 a 2014, e como Coordenadora em Exercício do PPGCInf, até maio de 2014. Tem lecionado as seguintes disciplinas no curso de Graduação em Biblioteconomia: Catalogação; Análise da Informação; História do Livro e das Bibliotecas. No Programa de Pós-Graduação: Fundamentos de Organização da Informação; Tópicos Especiais. Autora do livro Bibliotecária Pós-Moderna, entre outras publicações científicas e literárias. Incluída em verbete biográfico do Dicionário de Escriores de Brasília.

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

Menezes, C., & Baptista, D. M. (2021). Metodologia de acesso a dissertações de mestrado de tradução por estrangeiros, uma abordagem preliminar. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 10(1), 154–163. https://doi.org/10.26512/rici.v10.n1.2017.2501

Edição

Seção

Artigos