O impacto da satisfação das necessidades de informação na tomada de decisão inerente ao planejamento estratégico de uma organização pública federal
Palavras-chave:
administração pública, estudo de usuários, gestão do conhecimento, necessidades de informação, planejamento estratégico, processo decisório, sistemas de informação gerencialResumo
Investiga os impactos provenientes da satisfação das necessidades de informação para a tomada de decisão inerente ao planejamento estratégico de uma organização pública federal. A estratégia de investigação adotada foi o estudo de caso, envolvendo a utilização de métodos sequenciais de abordagem na busca pela triangulação e convergência de dados provenientes de diferentes fontes de evidência. A primeira fase consistiu de análise documental e, a segunda da validação e expansão dos achados por meio de entrevista em profundidade, a terceira do levantamento (questionários) e a quarta da observação participante. Fundamentado na literatura das áreas de Administração, Gestão Pública e Ciência da Informação, notadamente, nessa última, no que se refere ao modelo do uso da informação dentro das “organizações do conhecimento” proposto por Choo, Davenport, McGee e Prusak, foram realizadas investigações junto aos atores envolvidos no contexto estudado, para o entendimento dos problemas relacionados à necessidade de informação para a tomada de decisão inerente ao planejamento estratégico. Foram identificadas as etapas e as decisões relativas ao processo de construção da estratégia organizacional; as principais dificuldades dos construtores do planejamento estratégico, com foco nos problemas de informação; bem como as estratégias utilizadas para contornar os cenários desfavoráveis originados pelas deficiências informacionais associadas à decisão. O estudo identificou que problemas de cunho cultural (hierarquia e política, falta de cultura de planejamento, excesso de sigilo e falta de pessoal), metodológico (inadequação do perfil dos participantes, prazos escassos e falha na sensibilização) e informacional (falta de informações, falta de sistematização de informações, informações deficientes e repetidas), como os mais relevantes problemas encontrados. Além disto, demonstra-se que, durante a identificação de impactos referentes ao processo de satisfação de necessidades de informação, que para se conseguir tomar as decisões em situações em que havia deficiências informacionais, os atores envolvidos desenvolveram estratégias de contorno como a (i) fundamentação de decisões em experiências pessoais (empirismo), a (ii) generalização, a (iii) interpretação (subjetiva) e a (iv) utilização indireta da informação.
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