Análise do sistema de informações gerenciais Sisproweb do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios sob a ótica do marketing da informação
Palavras-chave:
estudo de usuários, informação estratégica, marketing da informação, serviços de informação, sistemas de informação, informação gerencialResumo
Tem como objetivo analisar o sistema de informações gerenciais Sisproweb do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios sob a perspectiva do marketing da informação, visando contribuir para o enriquecimento da produção desta abordagem no âmbito da Ciência da Informação. Para tanto, o sistema foi objeto de uma análise mercadológica a partir da avaliação do mix de marketing. O referencial teórico adotado foi composto de estudos que ajudaram a definir os papéis de demanda e oferta de informação assumidos pela instituição foco e pelos sujeitos pesquisados, bem como por fundamentos de marketing, que embasaram a avaliação mercadológica e contribuíram para a elaboração da abordagem teórico-metodológica adotada, que utilizou técnicas de pesquisa de marketing para realizar um estudo de usuários por meio de aplicação de questionário. Foi definido um mix de marketing considerando 2 Ps e 2 Cs: produto, promoção, conveniência de uso e custo de uso. Os resultados obtidos indicaram que apesar de o sistema não ser muito utilizado pelo público alvo, na opinião dos usuários ele foi considerado satisfatório, contudo apresenta falhas na sua promoção. Além desse aspecto, na análise da relação oferta x demanda da informação foi observado desinteresse dos usuários para com o produto, o que define o tipo de demanda verificado como inexistente. A pesquisa vem contribuir para o aprimoramento do sistema, uma vez que sugere ações a serem realizadas de modo a torná-lo parte integrante da vida da instituição e consequentemente promover seu uso no cumprimento da missão organizacional do Ministério Público.
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